Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Indígenas assinam Termo de Acordo com a Seind por Centro de Referência no Vale do Javari


Secretário adjunto da Seind, José Mário Mura (segundo, da direita para a esquerda), numa atividade da Seind em Atalaia. Esta semana ele voltou ao município para conversar com as organizações sobre o projeto da Seind, que deverá ter recursos do BNDES. Fotos: Arquivo/Seind

Lideranças das principais organizações indígenas do município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) assinaram, esta semana, um Termo de Acordo com o Governo do Amazonas, para a implantação do Centro de Referência Cultural, Capacitação e Comercialização de Produtos dos Povos Indígenas do Vale do Javari. A construção do complexo na localidade faz parte do Projeto de Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável das Terras Indígenas do Amazonas, que foi elaborado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), em atendimento às demandas dos próprios artesãos indígenas. 

O projeto também prevê a construção de mais dois centros, um em Lábrea e outro em Autazes (a 118 quilômetros de Manaus), com beneficiamento direto para aproximadamente 2 mil indígenas e quase 9 mil indiretamente (nos três municípios), dos povos Mura, Marubo, Mayoruna, Matis, Kulina, Kanamari, Korubo, Apurinã, Jamamadi, Deni, Jarawara e Paumari.     

O Termo de Acordo assinado em Atalaia será submetido à análise de técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estarão em Manaus no início do próximo mês. O valor dos recursos para a construção do empreendimento ainda será anunciado pela instituição, mas a proposta dos indígenas é que o centro funcione no terreno da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).     
Técnicos do BNDES estiveram em julho de 2012 na Seind e retornam no próximo mês para dar andamento às reuniões sobre o projeto

Benefícios
O projeto consiste, entre outros benefícios, no fortalecimento das cadeias produtivas do artesanato, agricultura familiar, pescado e borracha, além da produção de encauchados (técnica que utiliza o látex na produção de peças artesanais).

A ação faz parte do plano de trabalho da câmara técnica Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). “A reivindicação para que o centro fosse implantado em municípios como Atalaia não é de agora, foi tirada de reuniões e oficinas que realizamos nos municípios envolvidos, com a participação dos próprios indígenas”, informou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, que terá uma reunião neste fim de semana em Autazes, para definir alguns encaminhamentos acerca do projeto na localidade.

Compromisso
Participaram das discussões e assinaram o Termo de Acordo com a Seind em Atalaia, o coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Jader Comapa; Ewerton Reis, da Associação Marubo de São Sebastião; Oséias Farias, da Associação Kanamari do Vale do Javari (Akavaja); Marketuru, da Associação Indígena Matis (Aima); Vitor Mayoruna, da Organização Geral Mayoruna (OGM); e Gilson Mayoruna, da Associação Mayoruna do Javari (Amarja).    

De acordo com o projeto, o imóvel terá auditório, sala de informática, museu e espaços físicos para capacitação, comercialização de produtos, exposições e apresentações culturais.

Proderam
Simultaneamente ao projeto desenvolvido pela Seind e as próprias comunidades indígenas de Atalaia do Norte, o Governo do Amazonas também trabalha para construir no município, um centro cultural de incentivo ao etnoturismo. A maquete já foi apresentada às organizações indígenas envolvidas, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (proderam), e está em fase de análise no Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento Bird.       
Maquete do projeto desenvolvido pelo Proderam em Atalaia do Norte, que está em análise pelo Bird

Nenhum comentário:

Postar um comentário