Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

UEA certifica 77 servidores públicos em cursos de especialização, entre elas a indígena Linda Marubo

Linda Marubo, a primeira indígena a se especializar em Planejamento Governamental e Orçamento Público no Amazonas. Fotos: Divulgação/UEA
Setenta e sete servidores públicos do estado receberam, na noite dessa terça-feira (26), os certificados de conclusão dos cursos de especialização em Gestão Pública e Planejamento Governamental e Orçamento Público. Um deles é a indígena Linda Marubo, que é chefe do Departamento de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). A oferta dos cursos, feita pela UEA, faz parte do Programa de Capacitação e Valorização do Servidor Público, coordenado pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

Os cursos visam qualificar os servidores para atender ao modelo de gestão administrativa do estado, que é caracterizado fundamentalmente na modernização dos processos de gestão, melhoria de gastos públicos, implantação de modernas soluções tecnológicas e transparência nas ações do Governo.

Entre os novos especialistas de Gestão Pública, está o Coronel do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Ernesto Rodrigues, 49. “Foi muito bom voltar às salas de aula. Sou bacharel em Direito, ainda não havia feito especialização e agora estou motivado a fazer mestrado. A oferta desses cursos de pós-graduação pelo Governo do Estado engrandece tanto o servidor como toda a população”, afirma Rodrigues.

Para auditor da Controladoria Geral do Estado, Mário José Costa, 66, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser contínua, independente de qualquer circunstância. “No início senti um pouco dificuldade, mas o sentimento de gratidão foi maior em descobrir que embora estivéssemos parados por longo tempo, ainda temos aptidões e capacidade de concluir com êxito um curso de especialização”, declara o especialista em Gestão Pública.

Na ocasião o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, destacou a política de valorização do servidor público em benefício da população. “Esse investimento é muito importante por dois aspectos. Primeiro pela possibilidade da qualificação do servidor e segundo - e mais importante, é que nós que estamos no serviço público estamos para servir ao público e portanto aquilo que foi aprendido durante o curso deverá ser revertido em benefício da sociedade”, alertou o reitor.

A cerimônia de certificação, realizada no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas, também contou com a presença da Secretária Executiva Adjunta de Gestão de Pessoas da Sead, Cilene Ribeiro Abud, da diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão e do coordenador de qualidade da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA, Ricardo Tavares.
Cerimônia de certificação foi no auditório do Ministério Público

Indígena especializada
A primeira indígena do Amazonas a especializar-se em Planejamento Governamental e Orçamento Público, Lindomar da Silva Vargas - a Linda Marubo, não quer deixar passar nenhuma oportunidade de fazer a diferença para a sua família e seu povo. Ela já sabe qual o primeiro passo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na especialização.

“Eu costumo dizer que aproveitei todas as oportunidades que apareceram em minha frente, porque elas não costumam aparecer sempre. Primeiro pelas cotas para fazer a graduação, acredito que a política de cotas para indígenas da UEA é motivo de orgulho para nós porque podemos realizar o sonho de concluir o Ensino Superior. Além disso, essa certificação beneficia diretamente as populações indígenas porque passamos a entender melhor como funciona o orçamento público e a partir daí, vamos tratar o assunto de forma mais acessível”, explica.

Natural da aldeia Maronal, situada na cabeceira do rio Curuçá, no município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), a Administradora formada pela UEA, em 2010, deseja agora buscar a realização do mestrado e investir na carreira de docente.

“Ainda este ano pretendo iniciar o mestrado nos Estados Unidos e iniciar uma negociação para o doutorado. Aliado a isso também pretendo voltar para a UEA, desta vez como professora. Quero ser uma indígena diferente e eu penso que esse diferencial vai iniciar por meio da educação. Quero deixar sementes!”, declara Linda e enfatiza que muitas outras indígenas, inclusive sua filha, também devem prestar o vestibular da UEA para concorrer a uma vaga no curso de Administração Pública.

Linda também foi a primeira indígena a participar do programa mundial que forma líderes políticos, intitulado Alumi Small Grants Announcement – na mesma universidade por onde já passaram Barack Obama, Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso. 

Fonte: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário