Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Seind participa de reunião sobre os projetos indígenas que terão apoio do Ministério da Integração Nacional

Rafael Tikuna (ao microfone) é o representante da Seind na atividade que ocorre durante três dias no alto Solimões
Técnicos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e do Ministério da Integração Nacional (MIN) estarão reunidos entre os dias 21 e 23 deste mês, no município de Santo Antônio do Içá (a 888 quilômetros de Manaus), para conhecer os projetos desenvolvidos em comunidades indígenas locais que serão apoiados em 2013 pelo programa Arranjo Produtivo Local (APL) do Pescado. Além da apresentação dos projetos pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a atividade prevê uma discussão sobre a retomada do Fórum da Mesorregião do Alto Solimões e da câmara técnica de Pesca e Aquicultura.

A reunião terá a presença de representantes de instituições parceiras como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), além de indígenas.

No dia 21 estão previstas visitas a comunidades indígenas de Santo Antônio do Içá, para conhecimento do projeto Manejo dos Lagos e à Unidade de Beneficiamento de Pescado do município. Na oportunidade, também será discutida a implementação do Convênio 237/2006, referente ao pré-beneficiamento da madeira com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

Já no dia 23, a visita é à Unidade de Beneficiamento de Castanha do Brasil. Lá serão discutidos novos projetos para 2013 e convênios para certificação junto à ADS.

Nos três dias de atividade, o MIN será representado pela assessora técnica do Departamento de Gestão e Programas de Desenvolvimento Regional da instituição, Dorotea Blos.

APLS
As APLs foram criadas no final dos anos 1990 pelo Governo Federal e são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário