Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Seind reúne-se com vereadores e Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e discute ações para indígenas do município

Secretário Bonifácio José deu as boas-vindas aos novos parlamentares indígenas e disse que o Governo do Amazonas está aberto às parcerias que proporcionem benefícios aos povos indígenas. Fotos: Ascom/Seind 

Quatro vereadores indígenas e representantes do prefeito eleito de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), Renê Coimbra (PC do B), foram recebidos nesta quarta-feira (20), às 14h, pelo titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, para uma reunião de planejamento, com vistas à formulação de projetos e ações que beneficiem as comunidades indígenas no município.

Durante dois dias de agenda com o Governo do Amazonas, os visitantes conhecerão um pouco dos trabalhos que já são executados pela Seind em parceria com diversas instituições, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), junto aos 64 povos indígenas existentes no Estado.

No primeiro dia do ‘encontro’, o secretário da Seind fez um breve relato sobre o funcionamento da Seind e evidenciou a participação indígena dentro do Governo nos últimos dez anos, motivada pela política de etnodesenvolvimento que é desenvolvida a partir do Programa Amazonas Indígena.  “Temos uma política para 50 anos e as portas estão sempre abertas para novas parcerias que venham a beneficiar os povos indígenas”, destacou Bonifácio.
Reunião em Manaus também conta com a participação de representantes da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e de técnicos da Seind e da Sepror
A comitiva é formada pelos vereadores Gilmar Vieira, o Professor Gilmar (PTC), do povo Tukano; Éder Lopes (PP), Robenilson Otero (PRB) e Diana Velasques (PSD), ambos do povo Baré; e pelos representantes da Prefeitura de São Gabriel, Juarez Costa Filho (Baré) e Dieckson Diógenes.

De acordo com o vereador Gilmar Vieira, o objetivo da reunião em Manaus é unir forças para que sejam criados projetos nas áreas de piscicultura, agricultura, retirada de documentação e geração de renda. Na capital amazonense, os vereadores ainda terão uma agenda Casa Civil e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Viemos fazer essa parceria com o Estado, por meio da Seind, e na Ufam, nós iremos solicitar a criação de cursos de mestrado para os indígenas em São Gabriel, pois já temos mais de 300 deles formados em nível superior”, informou o parlamentar.    
Da esquerda para a direita: Gilmar Vieira (vereador), Juarez Costa Filho (representante da prefeitura de São Gabriel),  Eder Lopes e Robenilson Otero (vereadores)
O segundo dia de reunião com os representantes de São Gabriel é nesta quinta-feira (21), às 14h, na Seind.

Mais Parceria
No fim do ano passado, a Seind recebeu o prefeito eleito de Tefé (a 525 quilômetros de Manaus), Antenor Paz (PSD), e a prefeita eleita de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Lindinalva Ferreira Silva (PT), e também discutiu propostas para a melhoria de vida das comunidades indígenas nos dois municípios.

A partir de 2013, tanto a Seind quanto a Funai deverão assessorar essas prefeituras junto ao Governo Federal, na articulação e liberação dos recursos para  a execução dos projetos nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário