Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estudantes indígenas de Roraima visitam a Seind


Secretário Bonifácio e servidores da Seind recebem grupo liderado por Euclides Macuxi. Fotos: Isaac Júnior


Um grupo de estudantes do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS) visitou a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), na manhã desta quinta-feira, dia 28. Acompanhados do líder indígena Euclides Pereira, do povo Macuxi, os futuros técnicos agropecuários foram recebidos pelo secretário Bonifácio José Baniwa e receberam material informativo sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão em benefício dessas populações no Estado. 

Euclides Pereira é indígena do povo Macuxi e foi titular da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) no período de 1998 a 2001.   

O CIFCRSS foi criado em 1996, pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Diocese daquele Estado, com o objetivo de formar jovens indígenas no ensino de nível médio, para a auto sustentação das comunidades e o fortalecimento do processo de recuperação das terras. 

“É uma escola particular com formação em técnico em agropecuária e foco na agricultura orgânica, para atuação na agropecuária, que é o forte na economia de Roraima”, informou Euclides.

De acordo com o macuxi, Roraima tem aproximadamente 40 mil indígenas, distribuídos em 300 comunidades. Parte deles trabalha com cerca de 70 mil reses de gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário