Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Morre o primeiro coordenador da Coiab


Manoel Moura Tukano era bastante ativo dentro do movimento indígena. Foto: Divulgação

Referência entre as principais lideranças do movimento indígena no Amazonas, o tukano Manoel Moura morreu no domingo (dia 3) em Manaus, aos 61 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada, mas Manoel deixou um legado importante na construção e estruturação desse movimento, com passagem importantes em entidades como a Coordenação das Organizações Indígenas Brasileira (Coiab), da qual foi o primeiro coordenador em 1989, além de ajudar diretamente na criação da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn).

Ultimamente, uma das atividades de Manoel Moura era realizar palestras em defesa da Amazônia e as riquezas da região, entre as quais minério, madeira, petróleo e a terra.

Em junho deste ano, Manoel esteve na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), acompanhado do indígena chileno Rodolfo Funes Mapuche, para agradecer o apoio institucional do Governo do Amazonas na projeção, em nível internacional, da Federação Indígena pela Unificação e Paz Mundial (Fiupam). 
Recebido pelo secretário Bonifácio José (centro), quando esteve na secretaria ao lado do também indígena Rodolfo Funes Mapuche

“Foi um grande parceiro na criação da Coiab e sempre sonhou com um grande movimento entre países amazônicos, que se consolidou depois com a Coica (Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica)”, destacou o também líder indígena e amigo pessoal de Manoel Moura, Orlandino Baré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário