Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Governador recebe vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira


Sec. Bonifácio (esq.), governador em exerc. José Melo e vice-prefeito de SGC, André Baniwa. Foto: Isaac Júnior

Saneamento básico, melhoria na captação, tratamento e distribuição de água, além de instalação de escolas indígenas de nível médio internas em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). Estas foram algumas das demandas do município apresentadas nesta sexta-feira, 29, ao governador em exercício do Amazonas, José Melo, em reunião intermediada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e realizada na sede do governo. 

A lista de reivindicações foi entregue por meio de ofício pelo vice-prefeito André Baniwa, com propostas que foram amplamente discutidas e aprovadas dentro das próprias comunidades. Todas fazem parte do Plano Diretor de São Gabriel, coordenadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Territorial. “Estamos cientes dos problemas no município e vamos ver o que vai ser possível atender”, disse José Melo. “O governador é sempre muito receptivo com os indígenas e, a Seind, como instituição, tem procurado ajudar”, acrescentou o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa.

Na região administrativa do Alto Uaupés e de Papuri (afluentes do rio Negro), as comunidades ainda se ressentem de uma melhor distribuição da água potável, sem falar nos serviços de canalização e tratamento de esgoto, segundo André Baniwa. “Estamos preocupados, pois são demandas da área urbana e das comunidades”, disse. “A distribuição de água é insuficiente, porque a estação de captação funciona num local inapropriado, que é o Morro da Fortaleza, ou seja, precisa ir para cima da cidade, acima da Cachoeira de Matupi”, explicou. 

Para as regiões Marie e Cauaburi, localizadas em terras yanomami, os indígenas pedem energia com placa solar, construção de quatro escolas de ensino médio e casas de artesanato.

Nas áreas do rio Içana e do Baixo Uaupés, a solicitação por benefícios vai desde a abertura de estradas, que facilite o acesso dificultado pelas cachoeiras, à perfuração de poços artesianos.

“Foi uma reunião muito produtiva. O professor José Melo e o próprio governador Omar Aziz são bem receptivos”, avaliou o vice-prefeito, que retorna neste fim de semana para São Gabriel, cuja maioria da população é formada por indígenas, divididos em vários grupos étnicos.

Mineração
A reunião na sede do governo também abordou um tema polêmico, que é a mineração. Em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), a Seind tem um projeto intitulado Lapidart, que já foi elaborado, apresentado e aprovado pelo  Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Uma das propostas é capacitar indígenas na lapidação de pedras semipreciosas.

O projeto ainda não pode ser executado, por conta de entraves na legislação brasileira, que não permite a exploração de minérios em terras indígenas. Sobre esse assunto, José Melo informou que as discussões em Brasília já estão bem adiantadas e que, em breve, tanto ele quanto o governador Omar Aziz deverão ir a Brasília para tratar diretamente do tema com a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário