Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Seind recebe ‘Certificado de Mérito Ambiental’ no Ecam

Grupo indígena Wotchimaücü e artesanatos no Abril Cultural. Fotos de arquivo: Isaac Júnior (15.04.11)

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) foi um dos órgãos governamentais a receber o “Certificado do Mérito Ambiental”, oferecido pela Vara do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqua) – instância do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA) –, em reconhecimento aos serviços prestados por instituições públicas e a iniciativa privada nas questões ambientais. A solenidade de premiação ocorreu na quinta-feira (4), à noite, durante as comemorações do primeiro aniversário do Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam).

A parceria do Ecam com a Seind tem possibilitado a realização de várias atividades da secretaria numa sala multiuso, que funciona no segundo piso do Manauara Shopping. Em abril deste ano, por exemplo, o espaço recebeu parte da programação do “Abril Cultural Indígena”, evento organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Seind e parceiros, que teve desde palestras sobre empreendedorismo a exposições de artesanato, vídeos, fotos e apresentações culturais de grupos indígenas. 

“Nós vamos estreitar mais essa parceria, a partir deste semestre e em dois mil e doze, com mais apresentações culturais e exposições de artesanatos dentro do espaço”, informou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, que representou o órgão no evento de quinta-feira e recebeu o certificado das mãos do titular da Vemaqua, juiz Adalberto Carim.

A Seind já trabalha para discutir uma nova pauta no Ecam, o que deve ocorrer nos próximos dias.
“É um espaço permanente e eles gostaram de nossas exposições”, justificou José Mário.

Além da Seind, também receberam o Certificado do Mérito Ambiental o Ministério Público Estadual (MPE), a Justiça Federal e secretarias municipais como a de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Educação (Semed).
Servidores da Seind e pessoal do Ecam, durante o Abril Cultural Indígena

Várias autoridades estiveram presentes no evento, entre elas desembargadores, juízes, procurador do Ministério Público Federal (MPF), secretários municipais e estaduais, representantes da sociedade civil organizada como ONGs, artistas e outros admiradores da causa ambiental.   

Projetos
A coordenadora da agenda ambiental do Ecam, Albaniza Leite, lembra que, além de ações educativas, o local também oferece teatro, minibiblioteca e outros, tudo com o intuito de desenvolver a conscientização ambiental das pessoas. “Vale ressaltar que este espaço é para ser utilizado não apenas por pessoas jurídicas, as físicas também podem trazer os seus projetos”, observou. “Entregamos prêmios aos parceiros que mais se destacaram neste primeiro ano do Ecam, contudo é fundamental que se aumente as parcerias com projetos voltados ao meio ambiente”, destacou.

A sala multiuso do Ecam é utilizada para atividades que promovem o debate e a educação ambiental, por meio de palestras, cursos, exposições, oficinas, workshops e outros.


 

       



Nenhum comentário:

Postar um comentário