Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Indigenização das cidades: comunidades pluriétnicas?

Indígenas dos municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, a 70 quilômetros da capital do Amazonas, participam do debate “Indigenização das cidades: comunidades pluriétnicas?”, na programação do projeto Papos e Ideias, promovido pela Livraria Saraiva e o Instituto Nova Cartografia Social (INCS). O evento ocorre neta terça-feira (23), a partir das 19h, no Espaço Cultural Thiago de Mello, na Saraiva MegaStore instalada no Manauara Shopping.

O INCS é vinculado ao Centro de Estudos do Trópico Úmido da Universidade do Estado do Amazonas (CESTU/UEA) e realiza o evento com o apoio dos programas de pós-graduação em Direito Ambiental, da UEA; em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGAS), em Sociologia (PPGS) e em Antropologia (PPGAS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O debate sobre conflitos indígenas promovido no âmbito do projeto Papos e Ideias desenvolvido conjuntamente entre Saraiva e INCS quer promover debates sobre os conflitos enfrentados por povos indígenas nas cidades. O tema desta segunda edição,“Indigenização das cidades: comunidades pluriénicas?, é um desdobramento do primeiro debate, realizado no dia 23 de julho, que trouxe o tema “Índios na cidade de Manaus”.

"Não se pode falar de uma tendência à 'indigenização das cidades amazônicas', como se projetou em décadas passadas uma 'nordestinização das cidades amazônicas'. Está-se diante de novos processo de deslocamento de povos e comunidades que tem se constituído num fenômeno recente e bastante complexo, que exige instrumentos analíticos acurados”, avalia o coordenador do INCS, Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Os palestrantes são o pesquisador Glademir Sales, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia; Fausto de Andrade da Costa Filho, liderança indígena  da Associação Etno-Ambiental Beija-Flor, de Rio Preto da Eva; e a pesquisadora e jornalista Ivânia Vieira, editora do caderno de Política do jornal A Crítica.

Também participam do evento, a pesquisadora Caroline Nogueira, da área de Direito Ambiental, que atualmente desenvolve o projeto "Aldeias-Municípios indígenas: repensando o federalismo e o constitucionalismo latino-americano", e o pesquisador Pery Teixeira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para falar sobre o levantamento de dados demográficos sobre indígenas residentes em Manaus.



papos-e-ideias2.jpg





--
Clayton Rodrigues
MSc. em Antropologia Social
Pesquisador do Instituto Nova Cartografia Social. Centro de Estudos do Trópico Úmido
Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Professor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia - ITEPES
(92) 9186-0022

Nenhum comentário:

Postar um comentário