Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mulher indígena vai presidir o Instituto Maku-Itá


Presidente eleita e detalhes da assembleia e da cidade de Novo Airão. Fotos: Ascom/Seind eWeminsont Uchoa (Detno/Seind)

Com mais de 80% dos votos, a líder indígena Alvanira Soares Palmela, 40, do povo Lanawa, foi eleita a nova presidente do Instituto Maku-Itá (que significa nômade na língua Baré). A eleição ocorreu no sábado (dia 16), na Associação dos Artesãos de Novo Airão (ANA), localizada no próprio município (a 115 quilômetros de Manaus), com a participação de mais de 40 indígenas, dos povos como Kokama, Baré e Sateré-Mawé.

Alvanira concorreu com o tuxaua baré Anacleto Costa (que tentava a reeleição) e fica à frente da entidade durante quatro anos. Esta é a primeira vez que uma mulher assume a entidade, que foi criada em 2005, com o objetivo de defender os direitos, o patrimônio cultural e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico e o combate à pobreza.

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) acompanhou todo o processo de discussão que culminou com a assembleia eletiva, em mais uma ação da câmara técnica “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Com a escolha da Alvanira, agora o Instituto Maku-Itá tem uma coordenação cem por cento de mulheres indígenas”, destacou Cláudio Pequeno Apurinã, que é técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind.  

100% mulheres
A nova diretoria do Instituto Maku-Itá tem como vice-presidente, Maria da Glória Aguiar (Dessana); como primeira secretária, Suliane Lima Baré; segunda secretária, Maria Eugênia Baré; diretora administrativa, Dayane Cristina Baré. A presidente do Conselho Fiscal é Jéssica Regina, também do povo Baré.

“Estamos na luta em defesa dos direitos e da igualdade entre os povos e, para isso, contamos com a parceria dos governos municipal, estadual e federal e com todos aqueles que queiram cooperar com o instituto”, disse a presidente eleita e também aluna do curso Técnico de Enfermagem destinado a indígenas, que é oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio da parceria entre a Seind e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Viagem
No mesmo dia em que foi eleita, Alvanira Soares foi recebida pela prefeita de Novo Airão, Lindinalva Ferreira Silva (PT), de quem recebeu uma passagem aérea com destino a Brasília, onde irá participar de um evento nacional do movimento indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário