Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Novas turmas em cursos técnicos são oferecidas a indígenas pelo Governo do Amazonas


Indígenas no curso Técnico de Enfermagem. Foto: Chico Batata/Cetam


No próximo domingo (dia 10), o Governo do Amazonas realiza o exame de seleção para os cursos técnicos que serão oferecidos aos indígenas no início de 2014. Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o certame disponibiliza 250 vagas para o interior do Estado, sendo 160 de Técnico em Enfermagem, com benefício direto para os polos de Boca do Acre (50), Tapauá (30), São Paulo de Olivença (30) e Tefé (50). 

Também são oferecidas 40 vagas de Análises Clínicas para São Paulo de Olivença, além de 50 de Saúde Bucal para Tefé (a 525 quilômetros de Manaus), onde os cursos  beneficiarão os indígenas do próprio município e de Alvarães, Uarini, Maraã e Fonte Boa. 

As inscrições para o certame começaram no dia 23 de setembro e foram encerradas em 1º de outubro. As provas terão apenas uma etapa e serão realizadas nos endereços citados no edital, com início às 9h, no domingo. Ao todo são 40 questões objetivas, nas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química. 

O concurso terá a duração de três horas e os gabaritos serão publicados no site HTTP://www.cetam.am.gov.br, até 24 horas após a realização das provas.  

Qualidade de vida
A realização do concurso atende às solicitações feitas à Seind pelas próprias comunidades envolvidas. A Seind atua como articuladora no processo junto aos indígenas, enquanto o Cetam é o responsável pelas inscrições, confecção, realização das provas e dos cursos, numa ação conjunta viabilizada dentro da câmara técnica Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Em abril deste ano, o Cetam já havia aberto 3,6 mil novas vagas de cursos Técnicos e de Especialização Técnica de Nível Médio para Manaus e mais 28 municípios do interior, em continuidade à ampliação do projeto Oportunidade & Renda em todo o Estado do Amazonas.   

Gratuito
A exemplo dos demais, o curso destinado aos indígenas será gratuito e a entrega de documentos para a efetivação da matrícula deverá ser realizada no período de 29 a 31 de janeiro de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos endereços especificados no próprio edital. Além da disponibilidade do horário diurno para o cumprimento das aulas teóricas, os alunos deverão participar das aulas práticas e do estágio supervisionado, que são componentes curriculares obrigatórios.   
-------------------
Programação dos cursos
CURSO
VAGAS OFERECIDAS
MUNICÍPIO POLO
HORÁRIO
Técnico em Enfermagem

         50
Boca do Acre
Matutino
Técnico em Enfermagem

         30
Tapauá
Noturno
Técnico em Enfermagem

         30
São Paulo de Olivença
Noturno
Técnico em Enfermagem
(*)
         50
Tefé
Noturno
Análises Clínicas
         40
São Paulo de Olivença
Noturno
Saúde Bucal (**)
         50
Tefé
Noturno
(*) (**) O curso atenderá a indígenas de Tefé, Alvarães, Uarini,
Maraã e Fonte Boa
Fonte: Cetam

Nenhum comentário:

Postar um comentário