Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ONU abre seleção para indígenas


Fachada da sede da ONU em Genebra, na Suíça. Foto: Divulgação


O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe, até 17 de janeiro de 2014, candidaturas de indígenas para atuar no escritório em Genebra, na Suíça, por um período de quatro meses. O candidato precisa ter ensino superior completo, preferencialmente em Direito, Ciências Políticas, Relações Internacionais ou campos relacionados aos direitos humanos; ter compreensão básica dos instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos, incluindo os direcionados especificamente aos povos indígenas; ter experiência de quatro anos na área de direitos dos povos indígenas; e fluência em inglês.

O objetivo é dar, aos selecionados, que serão conhecidos como Fellow (companheiro) Indígena Senior, uma melhor compreensão do sistema e os mecanismos internacionais de direitos humanos, especialmente aqueles que lidam com a questão indígena, por meio da experiência de trabalho direto dentro dos Povos Indígenas e Minorias Section (IPMS) em OHCHR em Genebra.

De acordo com os termos de referência do certame, o candidato selecionado terá direito a uma bolsa para cobrir despesas básicas de vida em Genebra, além de passagem aérea e seguro básico de saúde. O período vai do dia 2 de junho a 30 de setembro de 2014.

Como se inscrever
Os candidatos interessados ​​devem apresentar pedidos por fax (Operadora+41 22 917 90 08 ), com uma carta de apresentação indicando "Aplicação de 2014 Senior Fellowship Indígena " ou por correio para: Povos Indígenas e Minorias, Seção Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos UNOG – OHCHR, CH- 1211, Genebra 10 Suíça.

Junto à obtenção de conhecimento prático e experiência de trabalho, o Fellow Indígena Senior também desenvolverá extensas redes com outros departamentos da ONU ou agências, ONGs de direitos humanos com sede em Genebra e outros atores-chave que lidam com os direitos humanos e as questões indígenas em nível internacional.

O resultado de toda essa troca de experiência possibilitará ao selecionado que ele retorne ao país de origem, com um conjunto avançado de habilidades e competências para contribuir na promoção e proteção dos direitos humanos dos indígenas, nos níveis nacional, regional e internacional.

Como funciona
As atividades do bolsista Indígena Senior incluem a investigação e análise, elaboração de relatórios oficiais e discursos, participação na organização e implementação de atividades de formação e/ou oficinas e reuniões internacionais. Portanto, a posição também envolve tarefas que são mais de natureza administrativa.

Com informações do site: planalto.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário