Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Grupo de trabalho será criado para socializar propostas de melhoria na educação superior indígena no Estado


Alguns dos participantes do seminário realizado durante dois dias em Manaus. Fotos: Isaac Júnior (Ascom/Seind)

Com a participação das principais instâncias representativas da sociedade, inclusive o Ministério Público, um grande encontro estadual para discutir a política de ensino superior no Estado do Amazonas deverá ser realizado no início de 2014 em Manaus. A proposta foi lançada nesta sexta-feira (dia 1º), durante o encerramento do seminário “Novos Caminhos para Consolidar as Políticas Afirmativas dos Povos Indígenas do Amazonas”. 

O objetivo é criar um núcleo de apoio que preste atendimento aos estudantes indígenas e que discuta a política de ensino superior em todos os níveis. 

O grupo de trabalho que tentará socializar as propostas de melhoria na educação superior indígena no Estado do Amazonas será formado por representantes de instituições públicas como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam), Universidade do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Após dois dias de discussão, o seminário realizado em Manaus organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Seind, reuniu acadêmicos, ex-acadêmicos e representantes de instituições ligadas à educação superior indígena.
Discussão nos grupos definiram algumas propostas
Os participantes também sugeriram que sejam realizadas várias audiências públicas na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), com a participação da UEA, no sentido de promover um maior envolvimento dos estudantes no debate, além de uma abertura para consulta sobre acesso ao conhecimento, entre outras questões.

“Todas as propostas apresentadas no seminário serão sintetizadas pela Seind e encaminhadas para o governador, a Assembleia Legislativa e demais instituições”, informou o titular do órgão, Bonifácio José Baniwa.
Outro grupo que participou das discussões no auditório do Sindipetro/AM
Os estudantes propuseram, ainda, que a Seind promova outros encontros nos mesmos moldes desse que foi realizado no auditório do Sindipetro/AM, em Manaus, para que possam entender qual o projeto do movimento indígena, que envolve não somente a educação, mas também saúde, terra, desenvolvimento sustentável e outros. 
Detalhes da presença dos participantes no segundo e último dia do seminário

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário