Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Seind cumpre segunda etapa de diagnóstico para o Território da Cidadania Indígena do Rio Negro


Artesanato é uma das potencialidades em Santa Isabel. À esquerda, o técnico Ronisley Martins, e à direita, a responsável pelo projeto na Seind, Claudiane Menezes. Fotos: Claudiane Menezes (Detno/Seind)


Mais uma etapa de diagnóstico das potencialidades produtivas em comunidades indígenas foi cumprida este mês pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com o objetivo de cumprir as metas de execução do programa Território da Cidadania Indígena do Rio Negro. Entre os dias 7 e 19, em Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus), os indígenas participaram de oficinas, cujo objetivo é identificar o potencial produtivo, a partir das experiências vividas por cada área de abrangência do programa. 

Aproximadamente 200 indígenas de sete comunidades dos povos Baré, Baniwa e Tukano participaram das atividades, que foram focadas no artesanato, agricultura, extrativismo e turismo.

Objeto do Contrato de Repasse 0334.426-99/2010, firmado entre a Seind e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa prevê dez atividades em 2014, que deverão ser executadas até o mês de junho. A primeira foi em janeiro, na aldeia Cabari e assentamento Teotônio Ferreira, no rio Curicuriari, em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

A terceira fase está prevista para a segunda quinzena de abril, nas comunidades indígenas dos rios Padauiri, Aracá e Caurés, em Barcelos.

“Temos visitado as aldeias e realizado as atividades previstas no programa, com apoio da empresa Premier Eventos, por meio do técnico Ronisley Martins, que já trabalhou na Seind e conhece bem a realidade dessas populações no interior”, informou a técnica do Departamento de Etnodesenvolvimento e responsável pelo projeto na secretaria, Claudiane Menezes.
Agricultura também foi diagnosticada em Santa Isabel

Em mais uma ação da câmara técnica “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), as oficinas Território da Cidadania Indígena do Rio Negro já beneficiou aproximadamente mil indígenas.

Estratégia
O programa Territórios da Cidadania foi lançado pelo Governo Federal em 2008, por meio do MDA, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável para as populações, entre as quais as indígenas. 

As ações estão centradas no desenvolvimento social, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura e ações fundiárias.

No Amazonas, o programa é executado desde 2011 pela Seind com seis projetos, entre os quais o do rio Negro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário