Barco PAI em atendeimento pelos rios do Amazonas.Foto: Arquivo/Agecom |
O Governo
do Amazonas realizou, no período de 13 a 27 de março, 52.196 atendimentos nas
áreas da Assistência Social, Cidadania, Saúde, Previdência e serviços
bancários, na sede do município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus, na
Calha do Juruá), dentro do projeto Pronto Atendimento Itinerante (PAI), no
barco Puxirum.
A cidade é a primeira da Calha do Juruá a receber o
programa coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania
(Seas). Até o dia 27 de junho, a embarcação também vai percorrer 20 comunidades
rurais e indígenas dos municípios de Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati,
Carauari e Juruá, oferecendo serviços gratuitos de emissão de documentos
básicos, consultas médicas, atendimentos sociais, previdenciários e bancários.
Os outros dois barcos – o Zona Franca Verde e
o Puxirum II – estão atendendo simultaneamente outras 40 comunidades nos
municípios de Boca do Acre, Pauiní, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri, na
Calhas do Purus, além de Atalaia do Norte, Amaturá, Santo Antônio do Içá,
Tonantins, Jutaí e Fonte Boa, no Vale do Javari, na região do Alto Solimões,
até o dia 2 de julho, respectivamente.
De acordo com a secretária da Seas, Regina
Fernandes, essa é a 9ª missão do projeto na Calha do Juruá, que contabiliza
mais de 756 mil atendimentos realizados em 11 anos de existência do PAI. “A
orientação do governador Omar Aziz é garantir que a população que vive em
localidades distantes tenha acesso à cidadania e à saúde”, disse.
Serviços realizados
Dos mais de 52
mil atendimentos em Envira, 36.096 foram de consultas médicas, nas
especialidades de clinica geral, pediatria, oftalmologia e odontologia,
oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e o Exército. Os números
também contabilizam a distribuição de medicamentos básicos, entrega de óculos
de grau, próteses dentárias, cadeiras de rodas e muletas.
O atendimento social registrou 1.389 serviços, com
visitas domiciliares de assistentes sociais e psicólogos da Seas, e
encaminhamento de idosos, crianças e deficientes para o Centro Especializado de
Referência da Assistência Social (Creas) para serem inscritos no Cadastro Único
(CadÚnico) e terem acesso os benefícios sociais do Governo Federal, como o Programa
Bolsa Família (PBF).
Fonte: Seas/Agecom
Fonte: Seas/Agecom
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