Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sepror incentiva produção de borracha entre indígenas de Atalaia do Norte e entrega 55 kits sangria



Distrituição do material reúne mais de 50 famílias, no alto Solimões. Fotos: Divulgação/Sepror

Cinquenta e cinco famílias de indígenas das etnias Marubo, Mayuruna, Kulina e Matts, oriundas do alto, médio e baixo Rio Curuçá e do alto e médio Rio Ituí e do Rio Branco, foram beneficiadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) com a entrega de kits sangria no município de Atalaia do Norte, na terça-feira (01). 

A entrega dos kits faz um cruzamento com as ações de expansão da produção indígena que, também, está na pauta de ações da Sepror.

Indígena Manoel Duarte Comapa, da etnia Marubo, foi um dos contemplados com o kit sangria

Entre os beneficiados estão famílias ligadas à Associação dos Pescadores e Associação dos Produtores e Preservadores da Comunidade São Rafael e da Comunidade São Pedro do Norte. O indígena Manoel Duarte Comapa, da etnia Marubo, agradeceu o apoio da Sepror e disse que hoje as comunidades indígenas são olhadas com mais atenção. “Eu sempre batalhei com a borracha e por isso estou contente por ver nossos parentes sendo lembrados pela Sepror”, reiterou.

Kits Sangria
Os Kits Sangria são compostos por 400 tigelas plásticas, 400 bicas, um balde com tampa e peneira, duas lâminas de sangria, um terçado e uma lanterna de led para a cabeça, que substitui a poronga – lamparina usada para iluminar as trilhas durante a madrugada e que devido ao uso do querosene causava danos à saúde do seringueiro.

Produção da borracha
O Amazonas, hoje, consome 5 toneladas de borracha ao ano, porém, produz pouco mais de 1,2 tonelada ao ano. Segundo a secretária Executiva do Amazonas Rural, Alíria Noronha, quase 4 toneladas de borracha são compradas de São Paulo e o Amazonas precisa conquistar esse mercado com mais produção. “O Amazonas não dá conta de produzir, por isso a Sepror está incentivando a produção, inclusive com o pagamento da subvenção de R$ 1,00 sobre o kg da borracha. Aqui em Atalia temos 55 famílias cadastradas pelo Idam, mas se tiver mais gente querendo produzir pode nos procurar”, completou.


Fonte: Sepror  

Nenhum comentário:

Postar um comentário