Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Seind participa de eventos alusivos ao mês indígena no interior do Estado do Amazonas



Crianças indígenas abrilhantaram a abertura do evento em Tabatinga (AM). Fotos: Deniziu Tikuna (Depi/Seind)

Por: Isaac Júnior

Após duas semanas de atividades na capital, cuja solenidade oficial de encerramento foi realizada no último dia 16, o 4º Abril Cultural Indígena prossegue no interior do Estado até o dia 1º de maio com diversas competições esportivas, comercialização de produtos artesanais e apresentações culturais. No último feriadão, a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros acompanharam e organizaram a Semana dos Povos Indígenas da Comunidade Umariaçú 2, em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus). 

A ação reuniu aproximadamente 600 indígenas do povo Tikuna (durante dois dias), entre caciques, gestores indígenas, professores e representantes da própria comunidade e de aldeias próximas ao local do evento.
Ao lado do servidor Deniziu Tikuna (Seind), o cacique geral da Comunidade Umariaçú, Gustavo Albino (com a bola), recepcionou as equipes antes de a bola rolar na quadra poliesportiva da Escola Estadual Almirante Tamandaré 

Na luta pelo melhor lugar no pódio, as equipes masculina e feminina do Vera Cruz foram campeãs no futsal adulto, enquanto o time do São Francisco ficou com o título no vôlei masculino. Nas performances culturais, destaque para a Escola Estadual Almirante Tamandaré e outras instituições de ensino da esfera municipal.  
Disputa pelo título no futsal foi grande entre os atletas indígenas

Elas também mostraram talento com a bola aos pés

O 4º Abril Cultural Indígena é uma organização da Seind e parceiros, por meio da câmara técnica “Promoção dos Povos Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  Este ano, o vento tem como tema “Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito”.

“Não tivemos nenhum incidente em Tabatinga e os atletas competiram de maneira leal e respeitosa”, informou o servidor da Seind, Deníziu Tikuna, que é natural do alto rio Solimões e acompanhou toda a ação realizada no município. “A secretaria entregou alimentos e material esportivo aos participantes”, disse o indígena.

O feriadão também foi de festa em Lábrea e Tapauá, com a realização da Semana de Promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus; e em Borba (a 150 quilômetros de Manaus), com o Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku, da terra indígena Kwatá Laranjal.   

Palestras, Nota Fiscal...
Desde o início do mês, a Seind realizou em parceria com instituições como a Seduc/AM e a UEA, palestras, comercialização de produtos artesanais e apresentações culturais, como parte da programação do Abril Cultural Indígena na capital.  
Antônia Pereira, da Seind, e o colaborador da secretaria, João Rebouças, em palestra realizada no GM3 do bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus. Fotos: Dorotéa Rebouças (Dofin/Seind)
Sinésio Tikuna, da Seind, em palestra realizada nesta quarta-feira (dia 23) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raimundo Nonato de Aguiar, no bairro Glória, Zona Oeste de Manaus. Além da troca de ideias, atividade foi coroada com uma pequena apresentação, na qual as crianças Shirley, Tcheyna e Thays encenaram a dança da moça nova tikuna      

No último dia 22, os indígenas tiveram uma cessão de tempo especial na Assembleia Legislativa (ALE/AM) dedicada ao Dia do Índio (19 de abril) e, nesta quarta-feira (dia 23), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) encerrou-se o treinamento entre artesãos indígenas sobre a Nota Fiscal Eletrônica Avulsa.

“Nós cadastramos quinze artesãos indígenas e agora a Seind ficou responsável de levar a documentação para a Sefaz validar o cadastro dessas pessoas, para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica”, informou o técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno), Weminsont Uchoa, que acompanhou os dois dias de treinamento. “Aos que não puderam fazer o treinamento e queiram se cadastrar, basta comparecer à Seind, pela manhã, que nós faremos o devido encaminhamento”, disse o servidor.
Dona Maria do Carmo Sateré esteve nesta quarta-feira (dia 23) na Sefaz, assessorada pela técnica da Seind Dorotéa Rebouças, no último dia de treinamento para a expedição da Nota Fiscal Eletrônica Avulsa. Ao fundo, Margareth dos Santos, estagiária do setor jurídico da Seind

Mais programação
O Abril Cultural Indígena continua no próximo fim de semana, com a Semana Cultural Indígena dos Povos Airãoense (25 e 26/04, em Novo Airão); o 1º Festival Cultural Indígena de Alvarães (de 25 a 27/04); Festival Cultural Indígena da Comunidade Boa Sorte (de 25 a 27/04, em Beruri); e Jogos dos Povos Indígenas do Vale do Javari (1º de maio, em Atalaia do Norte).

Resultado dos jogos em Tabatinga

Futsal masculino
1º lugar: Vera Cruz
2º lugar: Mowatcha

Futsal feminino
1º lugar: Vera Cruz
2º lugar: Poderosa

Futsal sub-15
1º lugar: Alto Solimões
2º lugar: Santa Cruz

Futsal master
1º lugar: Cauregü
2º lugar: Umariaçuense

Vôlei masculino
1º lugar: São Francisco
2º lugar: Petrobras

Fonte: Depi/Seind


4º Abril Cultural Indígena
Interior do Amazonas

DATA
LOCAL
ATIVIDADE
15 a 21/04
Lábrea e Tapauá
Semana de promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus.
18 e 19/04

Tabatinga
Semana dos Povos Indígenas da Comunidade Umariaçú 2
20 a 22/04
Borba
Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku – Terra Indígena Kwatá Laranjal.
25 e 26/04
Novo Airão
Semana Cultural Indígena dos Povos Airãoense.
25 a 27/04
Alvarães
1º Festival Cultural Indígena de Alvarães.
25 a 27/04
Beruri
Festival Cultural Indígena da Comunidade Boa Sorte.
1/05
Atalaia do Norte
Jogos dos Povos Indígenas do Vale do Javari.
Fonte: Depi/Seind

Nenhum comentário:

Postar um comentário