Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Seind contabiliza números de ação social em Atalaia do Norte

Sec. adj. da Seind, José Mário Mura trabalhou na ação social em Atalaia. Fotos: José Mário Mura
Mais de 300 indígenas foram atendidos na ação realizada em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) por técnicos da Seind e parceiros, como parte do projeto “Rede de Serviço de Registro Civil de Nascimento para Ribeirinhos e Povos Indígenas”. Entre os dias 21 e 30 de maio foram expedidos 127 carteiras de Identidade, 113 Registros de Nascimento Civil, 114 Carteiras de Trabalho, 140 Registros Administrativos de Nascimento Indígena (Rani) e 27 cadastros e atualizações de Bolsa Família.

Toda essa atividade faz parte da mobilização nacional pela erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e ampliação do acesso à documentação básica no Amazonas.

A operação continua até o fim deste mês nos municípios de Canutama e Tapauá, no Médio Purus. Em Atalaia do Norte, ela foi realizada na aldeia São Sebastião, em conjunto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Fundação Nacional do Índio (Funai); Cartório, Prefeitura Municipal e Defesa Civil de Atalaia do Norte; União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja); presidência da Associação Marubo de São Sebastião (Amas) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O projeto é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), o Conselho Nacional de Justiça; os ministérios da Saúde, da Previdência Social, do Desenvolvimento Agrário e da Educação; a Pastoral da Criança; a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Viagem longa
A equipe da Seind deixou Manaus no dia 19 de maio rumo a Tabatinga. De lá seguiu para Benjamin Constant e, no final da tarde, chegou a Atalaia do Norte. No dia seguinte, uma reunião na sede da Funai definiu toda a logística da ação.

Antes de chegar ao destino – a aldeia São Sebastião – a comitiva percorreu as aldeias  Flores e Pedro Lopes. Toda estrutura da ação da Rede de Serviço de Registro Civil de Nascimento para os Povos Indígenas e Ribeirinhos foi montada. “Conseguimos efetuar os trabalhos entre os dias 23 e 27”, explica o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, que esteve na viagem, acompanhado da chefa do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa.

Reunião na Univaja
No dia 29 de maio, José Mário participou de uma reunião em Atalaia do Norte com técnicos da Seduc, da Univaja e lideranças indígenas dos povos Marubo e Maiuruna, para resolver a entrada ou não da equipe da Seduc na área indígena Maronal. No dia seguinte, o secretário participou como convidado, da reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Vale do Javari (Condisi/Vale do Javari). “Estive numa palestra e respondi alguns questionamentos dos conselheiros”, informou José Mário, que também é vice-coordenador do Condisi/Manaus.
Indígena se prepara para tirar a Identidade, um dos documentos expedidos

Registro de Nascimento Civil foi um dos mais procurados pelos indígenas

Muitas pessoas foram mobilizadas na Aldeia São Sebastião para receber ação
Rose Meire (esq.) e Rosa dos Anjos, técnicas da Seind, durante atendimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário