Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Seind realiza curso de Associativismo e Cooperativismo em Tabatinga

 
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) em parceria com o Sebrae, realiza entre os dias 20 e 25 deste mês de junho, na comunidade indígena Belém do Solimões, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), o curso de Associativismo e Cooperativismo. O objetivo é capacitar aproximadamente 60 associados e mais cinco mulheres da Associação das Mulheres Indígenas Mapana.

O curso foi solicitado pela Organização Indígena dos Artesãos de Belém do Solimões (OIABS), do povo Tikuna, que tem o artesanato como atividade principal. “Nossos povos querem organizar a produção e melhorar a qualidade desses produtos”, afirma o presidente da entidade, Lauriano Gaspar, em ofício enviado à Seind.

As atividades vão ser desenvolvidas em uma das salas de aula da Escola Estadual Belém do Solimões.

De acordo com o conteúdo programático, a proposta é fornecer informações e orientações básicas em Associativismo Empresarial; despertar para os princípios e valores associativos; vivenciar o processo de participação num grupo associativo; experimentar os pressupostos de gestão compartilhada; estimular para o apoio de ações associativas com uma visão empreendedora; criar condições para identificação daquelas modalidades associativas que melhor se enquadrem à realidade a ser trabalhada nas comunidades.

Público alvo
O Sebrae oferece esse tipo de formação profissional a empresários, dirigentes e participantes de associações, sindicatos, cooperativas, grupos comunitários, entidades esportivas e sociedade em geral.

Os participantes recebem certificado ao término do curso. “Os indígenas querem vivenciar o processo de participação num grupo associativo, criar condições para identificação daquelas modalidades associativas que melhor se enquadrem à realidade a ser trabalhada nas comunidades”, destaca o técnico da Coordenação de Promoção Social da Seind, Sinésio Isaque Tikuna.

Benefício
A OIABS espera, com a realização do curso, conhecer formas de organização que possam proporcionar o êxito da referida associação, aprimorar seus conhecimentos em relação aos benefícios, direitos, deveres e responsabilidades direcionadas a uma associação, que são fundamentais para o sucesso da mesma. “Tais conhecimentos vão ser aplicados nos trabalhos com artesanato desenvolvidos por este grupo visando, assim, organizar os artesãos para essa produção, que é um dos meios de subsistência daqueles povos”, ressalta a chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi) da Seind, Rose Meire Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário