Com foco no desenvolvimento sustentável e recursos responsáveis, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), participa a partir da próxima segunda-feira (27), da Reunião Internacional de Cúpula Indígena sobre Energia e Mineração. O evento será realizado até o dia 29 deste mês em Niagra Falls, Província do Ontario, no Canadá, quando serão discutidas questões existentes entre a comunidade mineral e a indígena.
Entre os assuntos abordados estão as boas práticas no desenvolvimento de energia, mercado de carvão e educação econômica relacionada à mineração e energia.
Os participantes, entre eles o titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, também deverão visitar uma comunidade indígena, que será designada pelo próprio governo canadense, responsável pela organização da agenda.
O interesse do Amazonas em participar da reunião internacional surgiu em março deste ano, durante o PDAC 2011 – Conferência e Feira Internacional de Mineração, que ocorre todos os anos em Toronto. Na ocasião, o governo do Canadá, representado pelo senhor Franz Brandenberger, da Trade Commissioner do Consulado Geral do Canadá no Brasil, encontrou-se com o secretário de Estado de Mineração, Daniel Nava, e ambos conversaram sobre as questões indígenas relacionadas à temática.
Troca de experiências
Nos dias 15 e 16 do último mês de maio, Bonifácio e Daniel Nava participaram de um debate sobre mineração com canadenses, na comunidade Boca de Taraíra, em Walpés, cidade colombiana de Letícia. Além da troca de experiência, os participantes produziram uma carta se posicionando sobre o impasse que ainda persiste, no Congresso Nacional, em Brasília, para que a mineração em Terras Indígenas seja finalmente legalizada.
Também participaram das discussões, o superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira. Os canadenses foram convidados por Bonifácio José a vir ao Amazonas para conhecer e apoiar dois projetos pilotos de mineração, nas regiões do rio Içana e rio Tiquié, em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). “Convidamos a delegação canadense e dos parentes colombianos para participar de uma conferência dos povos indígenas no período da Feira Internacional da Amazônia”, lembrou o titular da Seind.
Nos últimos dias, o secretário esteve em São Gabriel, onde participou do encontro “Diálogo entre Lideranças do Movimento Indígena da Amazônia Brasileira”, organizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), em parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). A viagem dele para o Canadá ocorre na madrugada deste sábado (25).
Nenhum comentário:
Postar um comentário