Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Confira a agenda do Governo do Amazonas

ESPORTES/CIDADANIA

PARA O DIA 18 (terça-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Governo do Estado realiza entrega de material esportivo para detentos.
LOCAL: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj – BR-174, km 8).
HORÁRIO: Às 9h30.

RESUMO: Os investimentos na área de segurança que o governador Omar Aziz está realizando também envolvem ações de cidadania. Nesta terça-feira, dia 18 de outubro, o Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), realiza a entrega de kits de material esportivo para as unidades do sistema prisional de Manaus. Com a presença dos secretários Lélio Lauria (Sejus) e Júlio César Soares (Sejel), do arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, e dos diretores das unidades, o evento, que acontecerá nas dependências do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), às 9h30, marca uma nova etapa da humanização do sistema. Os kits contêm bolas de futebol de campo, de salão e de vôlei, além de redes e jogos de tabuleiro, como xadrez e damas. Com grande aceitação entre os detentos, a prática de esportes recebe agora um apoio decisivo do Estado.


SAÚDE

PARA O DIA 18 (terça-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Conferência Estadual de Saúde vai reunir mais de 500 delegados.
LOCAL: Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping (avenida Djalma Batista, Chapada, zona Centro-Sul).
HORÁRIO: Às 19h.

RESUMO: Começa nesta terça-feira, dia 18 de outubro, em Manaus, a 6ª Conferência Estadual de Saúde. O evento de abertura será realizado às 19h, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, com a presença do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e dos representantes do Ministério da Saúde, além de 548 delegados dos 62 municípios amazonenses, eleitos durante as Conferências Municipais de Saúde para representar usuários, prestadores e serviços e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. A Conferência, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), segue até sexta-feira, dia 21, com a discussão de temas relacionados ao acesso e ao acolhimento dos usuários com qualidade, considerados desafios atuais do SUS no País. As propostas de melhoria do Sistema, aprovadas pelos delegados amazonenses, serão apresentadas durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.


MEIO AMBIENTE/COPA 2014

ATÉ 18 (terça-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Oficina “Pegada de Carbono”.
LOCAL: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam – avenida Joaquim Nabuco, nº 1.919, Centro, zona Sul).
HORÁRIO: Das 9h às 18h.

RESUMO: O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), apoia a realização da oficina “Pegada de Carbono” do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que acontece nos dias 17 (segunda-feira) e 18 (terça-feira) de outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam – avenida Joaquim Nabuco, nº 1.919, Centro, zona Sul), das 9h às 18h. O evento conta com a parceria da Embaixada Britânica e tem o objetivo de mostrar como a experiência de Londres em preparar os primeiros Jogos Olímpicos Sustentáveis de 2012 pode ser repassada para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. No encontro, estarão reunidos instituições dos governos Federal e estadual, a sociedade civil, representantes da academia e setor privado ligados ao projeto de realização da Copa do Mundo 2014 em Manaus. Na ocasião, serão discutidos os projetos relacionados à construção (estádio, transporte, infraestrutura); ao evento (operações, espectadores, alimentação); além de políticas locais e nacionais da Copa do Mundo e políticas de Mudanças do Clima.


SAÚDE

PARA O DIA 18 (terça-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: ‘Escala Associada para Avaliação da Intensidade da Dor’.
LOCAL: Policlínica Codajás (rua Codajás, nº 26, Cachoeirinha, zona Sul).
HORÁRIO: Das 7h às 17h.
CONTATOS: Anderson Vasconcelos (92) 9903-8877 e 9348-5153.

RESUMO: O Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás, lança, a partir deste mês, um sistema de avaliação e acompanhamento dos usuários da rede estadual de saúde, atendidos na unidade ambulatorial. Um método aplicado na instituição passa a apurar a progressão do tratamento fisioterapêutico, com intuito de aferir não somente o nível do serviço prestado, mas melhorar a qualidade de vida do paciente. A ‘Escala Associada para Avaliação da Intensidade da Dor’, uma espécie de mapa de controle do tratamento, já foi testada durante o mês de setembro, para fins de amostragem e ajustes no sistema, e mostra o impacto positivo da prestação do serviço ao usuário. No último mês foram atendidos 718 pacientes, sendo 96 usuários de 1ª vez e 622 que já fazem tratamento na unidade de saúde. 

Balanço da Fisioterapia revela que 22% do quantitativo geral de pessoas atendidas chegaram ao setor com dores fortes e insuportáveis (as mais altas numa escala de 0 a 10). Após dez sessões fisioterapêuticas, nenhum paciente manifestou dores nessas escalas, conforme o mapa das reavaliações executadas ao final do tratamento, apresentado pela fisioterapeuta-chefe, Maria Luiza Cavalcante.


ECONOMIA/DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARA OS DIAS 26 (quarta), 27 (quinta), 28 (sexta) E 29 (sábado) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Artesãos da Central de Artesanato Branco e Silva participam da 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam).
LOCAL: Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.655, Japiim, zona Sul).
HORÁRIO: A partir das 8h.

RESUMO: O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab), irá apresentar uma mostra de produtos confeccionados com matéria da fauna e da flora amazônica de 16 artesãos que participam da Central de Artesanato Branco e Silva. Os profissionais irão expor na 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam) 2011, que será realizada de 26 a 29 de outubro de 2011. No evento, participam todos os estados que fazem parte da Amazônia Legal.


PRODUÇÃO RURAL

DO DIA 25 (terça-feira) AO DIA 29 (sábado)

ASSUNTO: 4º Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia (ENAq).
LOCAL: Auditório do Novotel Manaus (avenida Mandii, nº 4, Distrito Industrial, zona Sul).
HORÁRIOS: A abertura será no dia 25, às 19h. Nos demais dias, a programação acontece a partir de 8h.

RESUMO: Com o slogan, “Na região das águas, o negócio é o pescado”, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), realiza entre os dias 25 e 29 de outubro, o 4º Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia (ENAq). O encontro faz parte da programação da 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam) e será realizado no auditório do Novotel Manaus (avenida Mandii, nº 4, Distrito Industrial, zona Sul), debatendo questões sobre como a cadeia produtiva do pescado é vista, desde a produção de insumos, os sistemas de criação, passando pela transformação, até o seu consumo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço abraq@ig.com.br. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (92) 3237-2045 e 3613-2895.


ECONOMIA/DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PARA O DIA 27 (quinta-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Seminário “Desafios para um Amazonas Sustentável - Economia Verde, Limpa e Inclusiva”.
LOCAL: Hotel Quality (avenida Mário Ypiranga, nº 1.090, Adrianópolis, zona Centro-Sul).
HORÁRIO: A partir das 9h.

RESUMO: A rodada de seminários organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), “Desafios para um Amazonas Sustentável - Economia Verde, Limpa e Inclusiva”, previsto para o dia 27, às 9h, no Hotel Quality, reunirá especialistas e técnicos de diversos setores. O painel “A Amazônia e a Economia Verde; o Cenário Regional” terá como mediador o empresário e ex-secretário de Estado de Planejamento, Denis Minev, com a participação de João Tezza, superintendente técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e do atual secretário de Estado de Planejamento, Marcelo Lima Filho, e do presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, Wilson Périco.


MINERAÇÃO, GEODIVERSIDADE E RECURSOS HÍDRICOS

PARA O DIA 27 (quinta-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Seminário “Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas: Desafios e Oportunidades”.
LOCAL: Sala 4 do Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona Sul).
HORÁRIO: Das 9h às 17h.

RESUMO: A expansão dos investimentos na atividade mineral no Amazonas a partir da chegada de novos empreendimentos nas áreas de petróleo e gás, calcário, silvinita, ouro, caulim e outros minerais e a estruturação do polo cerâmico do município de Iranduba serão alguns dos temas que estarão em discussão durante o seminário “Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas: Desafios e Oportunidades”. Promovido pelo governo Omar Aziz, por meio da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), o evento faz parte da jornada de seminários da VI Feira Internacional da Amazônia (Fiam), realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e acontece no dia 27 de outubro, de 9h às 17h, na sala 4 do Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, zona Sul). 

O secretário da SEMGRH, Daniel Nava, explica que, durante o seminário, serão apresentadas as diretrizes e metas do Governo do Estado para o setor mineral, que está sendo estruturado para se tornar um segmento econômico de relevância no Amazonas, com bases sustentáveis tanto do ponto de vista ambiental quanto social.


C&T E MEIO AMBIENTE

PARA O DIA 28 (sexta-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Seminário reúne jornalistas do Brasil e do exterior durante a Fiam 2011.
LOCAL: Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona Sul).
HORÁRIO: Às 13h30.

RESUMO: A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de Ciência, Tecnologia, Informação e Meio Ambiente será tema de debate em seminário, no próximo dia 28 de outubro, das 9h às 13h30, no Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.655, Distrito Industrial, zona Sul). O evento faz parte da programação da Jornada Internacional de Seminários, que ocorrerá durante a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011), e é realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), e Fundação de Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O objetivo é promover a troca de experiências entre os jornalistas que atuam em veículos locais e nacionais e correspondentes estrangeiros, com a finalidade de aprimorar o trabalho jornalístico com foco na Amazônia, especialmente nas áreas de CT&I e Meio Ambiente, com a finalidade de ampliar a rede de relacionamentos e abrir novos horizontes para o jornalismo na região. 

A programação conta com quatro palestrantes de peso: o correspondente da TV Globonews em Londres, Silio Boccanera, o presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Roberto Cattani, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Federal de São Paulo (USP), Ricardo Alexino, e o editor-chefe da Revista Novo Ambiente, com sede em Curitiba, Paraná, Edemar Gregório. Os debates serão mediados pelos jornalistas e acadêmicos Mirna Feitosa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Gerson Severo, da Faculdade Boas Novas.


C&T E INOVAÇÃO

PARA O DIA 28 (sexta-feira) DE OUTUBRO

ASSUNTO: Seminário Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade.
LOCAL: Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial, zona Sul).
HORÁRIO: Às 9h.

RESUMO: O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sectam), realizará o seminário Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade. O evento acontecerá no dia 28 (sexta-feira), a partir de 9h, no pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, zona Sul). O evento faz parte da programação da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), maior evento multissetorial da região, e tem como objetivo oferecer informações sobre padrões de capital de investimento e avaliar sua aplicabilidade na realidade regional estimulando a inovação. Convidados nacionais e internacionais participarão do seminário: Marttin Launonen (Finlândia), José Eduardo Cassiolato (Rio de Janeiro) e Helena Lastres (Rio de Janeiro).

Empresários, pesquisadores e autoridades terão a oportunidade de conhecer modalidades de investimento, como as oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco possui uma gama de produtos e serviços segmentados, como o cartão BNDES e programas que auxiliam empreendedores com recursos não reembolsáveis. Qualquer pessoa pode participar do seminário que é gratuito. Mais informações pelo e-mail deapi@sect.am.gov.br ou pelo telefone (92) 4009-8108.


Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário