Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Seind e Unicef articulam ações conjuntas de fortalecimento das populações indígenas

Secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, em conversa com a coordenadora do escritório zonal de Manaus do Unicef, Eliana Almeida. Fotos: Isaac Júnior
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) começaram a estreitar uma parceria, que começou em setembro de 2009 e deverá produzir ações conjuntas de fortalecimento das organizações indígenas no Amazonas. A partir de 2011 será iniciada a formatação da proposta para que tais ações sejam realizadas nas áreas de educação, saúde e social.

Outra ação seria a publicação de materiais informativos na língua tradicional indígena, tais como o Kit Família Brasileira Fortalecida, com publicação do próprio Unicef.

Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede do órgão, a Seind foi convidada a participar dos programas “Segurança Alimentar” e “Amazonaids”, desenvolvidos pela instituição junto aos indígenas nos municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença e Benjamin Constante, ambos no Alto Solimões.

Em relação ao primeiro programa, a Seind tem participado das oficinas de segurança alimentar e nutricional desenvolvido na região do Alto Solimões.
José Mário ouve explanação sobre ações do Unicef, ao lado de Rose Meire Barbosa, da Seind (à direita dele)

Ação Social   
A chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi) da Seind, Rose Meire Barbosa, destacou que o Comitê Gestor Indígena foi uma das formas encontradas pelo governo para realizar ações transversais entre as instituições para atendimento de demandas indígenas e valorização da qualidade de vida dessas populações no estado.

Na estrutura do referido comitê há a câmara técnica “Melhoria na Qualidade de Vida dos Povos Indígenas”, que tem como um das linhas de atuação a atenção à criança e ao adolescente indígena. “Tem tudo a ver com essa proposta de parceria com o Unicef”, avaliou Rose Meire. “Esse grupo está fazendo um plano de trabalho para quatro anos”, acrescentou. 

Uma das ações que poderiam ser incluídas nessa possível ação conjunta é o projeto “Valorização de Identidade Cultural na Prevenção ao Álcool e à Droga”, que hoje tem como parceiro o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Ele demanda uma série de ações que podem oferecer algumas alternativas aos indígenas”, justificou Rose Meire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário