Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Governo do Amazonas e Cooperação Técnica Alemã vão construir planejamento estratégico para ações direcionadas a indígenas


Sec. em exercício da Seind, José Mário explica motivo da reunião a Hamilton Casara (ao lado dele) e demais técnicos da GIZ. Fotos: Viviam Gama e Isaac Júnior
A Agência de Cooperação Técnica Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) vai ajudar o Governo do Amazonas a construir o planejamento estratégico das ações programadas pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) para os próximos quatro anos. Uma oficina nesse sentido foi marcada para os dias 6, 7 e 8 de março, em local ainda a ser definido. A parceria foi firmada nesta terça-feira (7), em reunião realizada na própria Seind e que teve a participação de técnicos da GIZ, que trabalham em Brasília e no Amazonas.
Entre as ações previstas para inserção no plano estão aquelas propostas dentro do Comitê Gestor de Cooperação Técnica estabelecido entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entre as quais a construção de um parque temático indígena, cujo objetivo é servir de referência para a Copa do Mundo em Manaus e depois da competição.
O secretário em exercício da Seind, José Mário Mura, destacou que a GIZ já vem contribuindo com os indígenas, desde a realização das oficinas que culminaram com a criação do Comitê Gestor, em 2010. As propostas desse trabalho foram apresentadas e referendadas pelas próprias organizações indígenas, durante o Encontro de Governo e Povos Indígenas: Promovendo Ações Integradas no Amazonas, realizado em dezembro passado em Manaus. “Não queremos levar as políticas públicas aos povos indígenas de qualquer jeito, mas levando desenvolvimento para todos e respeitando a transversalidade das ações com as demais secretarias”, disse José Mário. “A GIZ tem um papel importante nessa parceria”, justificou.
Técnicos da GIZ visitaram os departamentos e conheceram um pouco da estrutura da Seind
A coordenadora do projeto Demarcação e Proteção de Terras Indígenas da GIZ, Katrin Marggraff, não só garantiu o apoio para a construção do planejamento estratégico da Seind, como fez questão de conhecer a estrutura e os trabalhos que hoje são desenvolvidos pela Seind. “Entre as ações desenvolvidas por nós da GIZ está o desenvolvimento da capacidade institucional e, por isso, o objetivo é cooperar com um instrumento de metodologia e assessoria nesse processo”, destacou ela.
Elogios
Outra figura importante a participar da reunião foi o ex-superintendente do Ibama/AM, Hamilton Casara, que faz parte da GIZ no estado. Casara elogiou a iniciativa da Seind, assim como os outros integrantes da organização, Heike Friedhoff, Nikolaus Sigrist e Ana Cláudia Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário