Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Governo do Estado vai combater turismo sexual durante a Copa em Manaus

Graça Prola, da Seas, e Miguel Capobiango, da UGP Copa (falando nas foto abaixo), explanaram sobre o assunto para um bom público, no auditório da Aleam. Fotos: Ascom/Seind

Por: Isaac Júnior
O Governo do Amazonas vai intensificar as ações de combate ao turismo sexual (de adultos e crianças), como também massificar a temática da orientação sexual nas escolas. A medida faz parte do plano de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes durante a realização dos jogos da próxima Copa do Mundo de Futebol em Manaus, e foi discutida na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O “Fórum de Debates sobre a Situação da Infância e Adolescência – Copa 2014” reuniu dezenas de instituições governamentais, entre as quais a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). O evento foi organizado em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e teve a presença de personalidades como o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Isaac Tayah (PSD); o deputado Wanderley Dallas (PMDB), que representou o presidente da Aleam, Ricardo Nicolau (PSD); e o presidente da Fundação Vila Olímpicas, Aldemar Affonso.
Membro da Coordenação de Promoção Social da Seind, Sinésio Isaque Tikuna (segundo, da esquerda para a direita) esteve no evento promovida na Aleam
Na abertura dos trabalhos, o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, mostrou um vídeo institucional sobre programas como “Galera Nota Dez que, segundo dados apresentados por ele, atendeu a mais de 5 mil jovens em 2011, com investimento no esporte e também na prevenção à violência.

Capobiango também mostrou um slide com o planejamento estratégico do governo amazonense para a Copa, em todos os níveis.

Em seguida, a secretária executiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), Graça Prola, explanou sobre a matriz de responsabilidade do Governo do Amazonas para o Mundial na capital amazonense. Além de avaliar a atual situação no estado, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, ela enfatizou que o governo vai combater o turismo sexual, com um mapeamento sobre a frente desse turismo, bem como intensificar a temática “Orientação Sexual” nas escolas. “Vamos elaborar e implantar o projeto de famílias acolhedoras, para atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, como também implementar o serviço de localização de pais ou responsáveis por crianças desaparecidas”, destacou Graça Prola. “O trabalho é feito pensando no legado pós-Copa”, justificou.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário