Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Olimpíadas do Eware voltam a ser disputadas no Alto Solimões com apoio do Governo do Amazonas


Secretário Bonifácio José e frei Ricardo mostram folder da competição, que será disputada em abril. Foto - Isaac Júnior (Ascom-Seind)
A segunda edição das Olimpíadas Indígenas do Eware (pronuncia-se Evaré) será realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio na comunidade indígena Belém do Solimões, localizada no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus). O anúncio da competição foi feito nesta quarta-feira (15), na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), por frei Ricardo França, da paróquia São Francisco, que é um dos organizadores do evento.

O Governo do Amazonas vai apoiar os jogos, cuja primeira edição foi em 2010, ao lado de instituições como a Fundação Nacional do Índio, Defesa Civil e Prefeitura Municipal de Tabatinga. A ação faz parte das várias atividades previstas na programação do Abril Cultural Indígena 2012 e um técnico da Seind será enviado a Tabatinga para acompanhar os jogos. “Ajudaremos com recursos para as despesas de combustível e alimentação”, informou o coordenador de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind, Rafael Tikuna.  

Para participar, o indígena precisa pegar a ficha na secretaria da paróquia e apresentar frutos da terra durante o processo de inscrição. Os produtos vão ser entregues aos participantes e ao público que prestigiar as olimpíadas. “Vamos enviar convite para comunidades indígenas dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Tonantins, Amaturá e Santo Antônio do Içá”, informou frei Ricardo.

Aproximadamente mil indígenas (entre atletas e público) são esperados para a disputa de modalidades tradicionais como arco e flecha, zarabatana, subida em açaizeiro e coquito; e não tradicionais, como futsal, vôlei, handebol, atletismo, natação, queda de braço e cabo de guerra.
Modalidades tradicionais como arco e flecha estão entre as inseridas na competição. Foto - João Pinduca Rodrigues (Agecom). Fotos: João Pinduca Rodrigues (Agecom)

Simultaneamente à “briga” por um lugar no pódio, os organizadores vão procurar conscientizar os participantes a respeito dos graves problemas sociais que recaem, principalmente, sobre a juventude indígena daquela região do Estado do Amazonas. Entre os quais, bebidas alcoólicas, violência, drogas e suicídio.

Outro objetivo é fazer um resgate das práticas corporais esportivas e culturais, que são deixadas de lado pelos mais jovens, além de aumentar os cuidados com o meio ambiente.  
Zarabatana é outra modalidade que será utilizada pelos indígenas na olimpíada do Alto Solimões

As programação será estendida até à noite, com várias apresentações musicais que retratam e reforçam a identidade indígena.
Evento também terá apresentações culturais dos povos que vivem naquela região do Estado

Área sagrada
Eware é o nome dado a uma área sagrada onde foi criado o povo tikuna no Alto Solimões. Esta região é caracterizada pela demarcação de diversas terras indígenas, entre as quais Vale do Javari, Bom Intento, Lauro Sodré, Porto Espiritual, São Leopoldo, Feijoal e Nova Esperança. Destaca-se pelo tamanho, a terra Eware, localizada no lado esquerdo do rio Solimões, e Eware 2, do lado direito.

Viagem
Para chegar a Belém do Solimões, o caminho natural é seguir até Tabatinga e, de lá, pegar uma voadeira. Viagem dura em torno de três horas.

Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no blog belemdosolimoes.blogspot.com, por meio do e-mail  freiricardocap@yahoo.com.br e pelo celular (97) 9186-4413.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário