Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Seind participa de assembleia geral e ajuda indígenas a criar organização em Manaquiri


Assembleia que elegeu a nova organização indígena. Foto: Ronisley Martins (Detno/Seind)
   


Numa ação realizada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), durante a assembleia geral que envolveu 31 lideranças dos povos Mura, Miranha e Tikuna, mais uma organização indígena foi criada esta semana no Amazonas. Trata-se da Coordenação dos Povos Indígenas do Município de Manaquiri (Copimam), que passa a representar os interesses das comunidades e aldeias indígenas do município (localizado a 65 quilômetros de Manaus), perante os órgãos públicos e demais instituições, com o objetivo de pleitear respostas às demandas e carências apontadas por essas populações naquela região do Estado do Amazonas.

A criação e a eleição que apontaram a diretoria da nova entidade foram realizadas durante a Oficina de Associativismo e Cooperativismo, organizada pela Seind e parceiros na comunidade Nova Esperança. Maria Ordenize (mura) foi eleita como presidente e Kellen Suellen (tikuna) como vice-presidente.

Os participantes da oficina puderam conhecer as modalidades de organização e como formalizá-las, os princípios, legislação, função dos membros da diretoria executiva, estrutura do organograma e os documentos legais. “É muito importante para a secretaria quando se cria uma organização, pois ela representará, de fato, os interesses daquele povo e não de indivíduos que, muitas das vezes, pleiteiam em benefício próprio”, destacou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura.   

Representada pelo técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento do órgão (Detno), Ronisley Martins, a Seind fez uma explanação do processo e do método a ser empregado na eleição, com a descrição dos deveres e responsabilidade dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal, além da aprovação do estatuto, que foi feito pela própria Seind.

Entre outros objetivos, a Copimam vai procurar promover em parceria com outras organizações indígenas, instituições de ensino e órgãos públicos, ações de intercâmbio de conhecimentos tradicionais e capacitações para a revitalização da identidade cultural nas práticas artesanais, caça, pesca, construções e linguísticas. 

Benefícios Sociais
A Copimam também vai representar seus associados perante as autoridades na busca de benefícios sociais como educação, saúde, lazer, assistência social, cidadania, direito da terra, obtenção de credito e financiamento bancário.

Outra meta é trabalhar ações de programas e projetos sociais, visando à educação diferenciada aos indígenas, implantação de escolas, formação e capacitação de professores e gestão pedagógica adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário