Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nova secretaria municipal indígena começa a funcionar em Humaitá, interior do Amazonas


Ivanildo (de azul e agachado, o primeiro da direita para a esquerda). Foto: Divulgação/Seind
A política de etnodesenvolvimento desenvolvida pelo Governo do Amazonas com as populações indígenas continua a criar oportunidades em todo o estado. Na próxima sexta-feira (2), Ivanildo Tenharín será empossado como titular da Secretaria Municipal dos Povos Indígenas de Humaitá (a 600 quilômetros de Manaus). A nova pasta foi criada em setembro do ano passado, por meio da Lei nº 569/2011, e vai beneficiar aproximadamente 4,5 mil indígenas que habitam a Transamazônica e a calha do rio Madeira, dos povos Tenharín, Djiahui, Parintintin, Mura, Munduruku, Apurinã, Pirahã, Torá e Matanawí.

A cerimônia de posse começa às 10h e será presidida pelo prefeito José Cidenei Lobo do Nascimento (PSD), no auditório da própria prefeitura do município, com a presença do secretário de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio José Baniwa. Ele representará o governador Omar Aziz no evento.

Bonifácio estará acompanhado do técnico Jurandir Tenharín, que integra o Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind (Detno) e participou de todo o processo de discussão para a criação da nova secretaria, durante quase um ano.

O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal de Humaitá e sancionado pelo prefeito. Uma das metas é criar políticas públicas em parceria com várias instituições e a iniciativa privada. “A prefeitura demonstra respeito aos povos indígenas, que devem ser protagonistas do próprio destino com o apoio do poder público, na formulação e execução dessas políticas”, explicou Bonifácio José. “Desde que os indígenas começaram a participar do governo, e agora com apoio do governador Omar Aziz, as prefeituras passaram a entender esse processo. Cada vez mais elas institucionalizam a participação dos povos indígenas no poder público”, acrescentou o titular da Seind.

Além de Humaitá, outras quatro cidades possuem secretarias indígenas municipais no Amazonas: Autazes, Atalaia do Norte, Alvarães e Benjamin Constant. Em outras localidades, os assuntos indígenas são tratados por meio de coordenação e/ou departamento.       

Estruturação
Ivanildo Tenharín tem 30 anos e é natural da comunidade indígena de Bela Vista, em Humaitá. Um dos objetivos dele para este início de trabalho é a estruturação do órgão, com apoio da Seind. “Esse apoio é importante, porque a gente vai poder articular juntos, a criação de programas e ações nas áreas do desenvolvimento sustentável e na promoção da cultura indígena local”, definiu Ivanildo.        

Sobre o município
Humaitá localiza-se na mesorregião do sul amazonense e na microrregião do Madeira. De acordo com o último Censo (IBGE/2010), o município tem hoje pouco mais de 44 mil habitantes, que vivem basicamente da pecuária, piscicultura, artesanato e extrativismos vegetal e mineral.

Turismo
A atividade turística também é um dos pontos fortes em Humaitá e a Seind tem apoiado as organizações nesse sentido. Tanto é que há mais de cinco anos, a Terra Indígena Tenharín Marmelo serve de referência na pesca esportiva para o turismo na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário