Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Belém do Solimões vence Olimpíadas do Eware e competição se consolida como uma das referências do Abril Cultural Indígena


Disputa da queda de braço entre indígenas. Ao fundo, frei Ricardo França (da organização do evento) observa o esforço dos competidores. Fotos: Divulgação/Seind
Por: Isaac Júnior

Apesar da subida das águas do rio Solimões, a segunda edição das Olimpíadas Indígenas do Eware (pronuncia-se Evaré) ganhou um tom profissional este ano e se consolidou como um dos principais eventos do Abril Cultural Indígena no interior do Estado. O apoio Governo do Amazonas e da iniciativa privada, somado ao empenho dos freis capuchinhos da Diocese do Alto Solimões e de Manaus, fizeram da competição, um grande atrativo para aproximadamente 500 indígenas de todas as idades (a maioria tikuna), entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus).  

Anfitriã dos jogos, a comunidade indígena Belém do Solimões somou o maior número de pontos e foi a grande campeã, com 13 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Em segundo lugar ficou a comunidade Umariaçu, com cinco medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze. 
Prova de arco e flecha também foi bastante concorrida entre os atletas indígenas

As Olimpíadas do Eware fizeram parte das atividades do Abril Cultural Indígena/2012, que foi organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros. “Foi a primeira participação efetiva da Seind nos jogos, visto que a primeira edição do evento ocorreu em 2010, quando ainda não havia o Abril Cultural”, observou o assessor da Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind, Deníziu Peres Tikuna. “A Seind entrou com alimentação e gasolina para o transporte dos participantes”, acrescentou.  
Deníziu Tikuna (segundo, da direita para a esquerda) e parte da comissão que organizou os jogos

Resultado final
O atraso na divulgação do resultado final é atribuído pela organização do evento, à falta de Internet e à distância onde os jogos foram disputados e que reuniram representantes de 16 comunidades que vivem nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. A viagem de voadeira até Tabatinga dura em torno de três horas. “São pequenas observações de problemas que existem, mas não diminuem o sucesso visto por todos”, afirmou frei Ricardo França, da paróquia de São Francisco. “Um dos objetivos foi resgatar as práticas corporais tradicionais (esporte, brincadeiras, músicas e danças), que estão sendo abandonadas pelos mais jovens”, justificou.

A disputa abrangeu modalidades como racha lenha, zarabatana, canoagem, coquita, arco e flecha, arremesso de lança, atletismo, cabo de guerra, queda de braço, subida e descida do açaizeiro.
Racha lenha foi outra novidade entre as modalidades tradicionais
Corrida de fundo agradou como uma das provas do atletismo

Rainha
Belém do Solimões também se destacou no concurso que elegeu a rainha dos jogos. Zaina Tikuna foi eleita a indígena mais bela. De acordo com frei Ricardo, um dos aspectos importantes para o sucesso da competição foi o apoio de parceiros como a própria Seind, Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Prefeitura Municipal de Tabatinga, Defesa Civil, Bradesco, Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e outros.
Concurso de rainhas, com a vencedora Zaina Tikuna no destaque (foto acima)

Apresentação cultural prendeu a atenção de quem passava pela rua em Belém do Solimões

Turma da retaguarda não deixou a moçada de barriga vazia
Outras imagens do grande evento realizado em Tabatinga, como parte do Abril Cultural Indígena

Resultado final da 2ª. Olimpíadas Indígenas do Eware
Colocação
Comunidade
Ouro
Prata
Bronze
   1º.
Belém do Solimões
   13
     04
   04
   2º.
Umariaçu
   05
     09
   02
   3º.
Nova Jerusalém do Maitê

   04

     01

   05
   4º.
Campo Alegre
   03
     02
   05
   5º.
Santa Rosa
Nova Extrema
   02
   02
     01
     01
   02
   02
   6º.
Vendaval
   01
     03
   03
   7º.
Feijoal
   01
     01
   03
   8º.
Cajari 1
    -
     03
    -
   9º.
Boa Vista
    -
     02
    -
 10º.
Nova Jordânia
    -
     01
   01
 11º.
Tauaru
    -
     01
    -
 12º.
Ourique
    -
     01
    -
 13º.
Cidade Nova
    -
     01
    -
 14º.
Cajari 2
    -
      -
   01
 15º.
Porto Espiritual
    -
      -
    -
Fonte: Frei Ricardo França/Diocese de Tabatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário