Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Indígenas apresentam projeto à Seind para construção de maloca em Tabatinga


Área onde a maloca começou a ser construída em Tabatinga. Foto-Divulgação
Lideranças da Associação dos Moradores Indígenas Kokama (AMIKCT) de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) estiveram esta semana na capital amazonense, para apresentar o projeto de construção de uma megamaloca no município. O valor do projeto é de R$ 40 mil e a proposta é transformar o local num espaço cultural dentro da própria zona urbana do município, com benefício direto para 300 famílias ou aproximadamente 1.350 pessoas.

Uma cópia do projeto foi entregue à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), para análise.
Secretário Bonifácio recebe cópia do projeto, das mãos das lideranças indígenas. Foto: Divulgação-Seind

Apesar da falta de recursos, a maloca já começou a ser construída pelos próprios indígenas numa área de 30 metros quadrados. “Temos trinta por cento de maloca construída, graças a doações, mas precisamos dar continuidade à obra, pois hoje desenvolvemos trabalhos e reuniões a céu aberto, pegando sol e chuva”, explicou o especialista em Educação Ambiental indígena, Édson Carlos, 38, que esteve na Seind acompanhado pelo coordenador da AMIKCT, José Ferreira, 50.
Mutirão realizado entre os próprios indígenas já construiu 30% do que se espera que seja a maloca 

Além da maloca, as lideranças solicitaram apoio da Seind para resolução de questões como aposentadoria, licença maternidade e outras. Todas deverão encaminhadas ao Departamento de Atendimento aos Povos Indígenas (Dapi), que funciona às sextas-feiras na Seind, com atendimento jurídico integrado, por meio de uma cooperação técnica entre o órgão, a Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) e a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas para o sucesso do projeto.    

Édson e José devem retornar neste domingo para Tabatinga, para dar continuidade ao planejamento de um grande evento, marcado para o dia 22 de junho, alusivo ao aniversário de nove anos da comunidade. "Quem quiser nos ajudar a realizar esse grande projeto, nós estamos à disposição pelo telefone (97) 9159-7638 ou pelo e-mail deuscastilho@hotmail.com", informou Édson Carlos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário