Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Governo do Estado discute 1º Plano de Ação de Políticas sobre Drogas


O Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/AM) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), discute até sexta-feira, dia 25 de maio, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, Centro, zona sul) subsídios para a elaboração do 1º Plano de Ação de Políticas sobre Drogas do Estado.

O seminário foi aberto na noite de terça-feira (22) com a participação da secretária nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina do Carmo Arruda Vieira, além de autoridades das esferas estadual e municipal. Com o seminário, o Governo do Amazonas vai definir estratégias para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de droga, bem como de enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas que o mantém do Estado.

Segundo Paulina Vieira, a presença dos representantes do Governo Federal no Amazonas oficializa a integração do Estado no plano “Craque é possível vencer!”, lançado em dezembro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff.  “Já estivemos nos Estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, reunindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É reunindo todas as esferas de poder que o Amazonas, assim como os demais Estados, conseguirá consolidar uma política padronizada de combate e prevenção às drogas”, disse Paulina.

Plano prevê R$ 4 bilhões em investimentos – Com implantação em todo país, o plano “Craque é possível vencer!” prevê o investimento de R$ 4 bilhões com atuação articulada entre Governo Federal, Estados e Municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações. Os eixos de atuação são tratamento (saúde), autoridade (segurança pública) e prevenção (educação).

As discussões realizadas durante o seminário sobre o 1º Plano de Ação de Políticas sobre Drogas do Estado contribuirão para o projeto que o Amazonas deve apresentar para obter recursos do plano federal. De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Conen), Darcy Izel Moreno, os projetos do Estado devem estar focados principalmente na saúde e na segurança pública.

“Os órgãos estaduais, municipais, federais e até as ONG’s deverão apresentar ao Governo Federal seus projetos segmentados no combate às drogas ilícitas de modo geral. Cada projeto só precisará, em alguns casos, se aperfeiçoar ou se adequar para atender aos editais oferecidos pelo Governo Federal. O diferencial deste plano é a participação simultânea das entidades governamentais em prol da mesma causa”, acrescentou.

Segundo a presidente do Conen, trabalhar com a problemática das drogas requer um enfrentamento sistemático que atinge vários órgãos. “Esse trabalho depende da união de forças de todos os setores do governo e da sociedade. O objetivo desse seminário é obter o planejamento integrado das políticas setoriais, cuja meta é atender as necessidades e o bem-estar do cidadão amazonense”, destacou. 

Nesta quarta-feira, dia 23, as discussões no seminário, que acontecem no período das 13h15 às 15h15, giram em torno da construção e redes de serviços em redução da demanda de drogas e o panorama nacional atual da redução e drogas. Na quinta e sexta-feira, os participantes de reúnem em oficinas de trabalho, das 12h às 17h.


Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário