Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governador Omar Aziz abre evento que vai definir a “Carta da Amazônia” para a Rio+20


O governador Omar Aziz participa nesta quarta-feira, 30 de maio, às 9h, da abertura do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio +20”. O evento, que acontece no Tropical Hotel Manaus até sexta-feira, 1º de junho, contará com a presença de líderes governamentais, autoridades locais, regionais, federais e sociedade civil, encerrando com o Fórum de Governadores da Amazônia Brasileira. O objetivo do evento é definir e aprovar a Carta da Amazônia Brasileira para a Conferência Rio+20, que acontece entre os dias 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O documento, que começou a ser construído por sugestão do governador Omar Aziz, após o Fórum de Governadores da Amazônia realizado em Belém, dia 26 de março, receberá as últimas contribuições para então ser entregue à presidenta Dilma Rousseff. As discussões contarão com a presença de cerca de 400 participantes dos nove Estados da Amazônia Legal, membros dos grupos majoritários reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de indicar soluções, apresentar propostas e assumir compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Os grupos majoritários são formados por representantes da Iniciativa Privada, Trabalhadores e Sindicatos, Mulheres, Crianças e Juventude, Agricultores, Povos e Indígenas e Comunidades Tradicionais, Autoridades Locais, Ongs e Comunidade Científica.

O governador Omar Aziz defende que a Rio + 20 aponte soluções práticas para a Amazônia que permitam desenvolvimento socioeconômico, além de uma política definida para desenvolvimento sustentável, para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor, com saúde e educação de qualidade, como todo brasileiro. De acordo com ele, não dá para falar de preservação da floresta sem priorizar as pessoas que habitam nela.  “O que queremos são decisões práticas, são benefícios para o povo que habita e preserva a floresta, a mantendo de pé, prestando serviços ambientais para o Brasil e o mundo”. afirma.

Fonte: Agecom













Nenhum comentário:

Postar um comentário