Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de maio de 2012

Indígenas participam de seminário para avaliar projeto de agricultura nas comunidades


Mais de 30 técnicos e lideranças indígenas se reúnem em Manaus, nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de maio, para participar do 1º Seminário sobre Agricultura Indígena no Amazonas.

O evento é de responsabilidade da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e acontece no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa – avenida André Araújo, nº 2.936, Aleixo, zona centro-sul), a partir das 9h, com a presença de representantes da Sepror, Secretaria de Governo (Segov), Seind, Funai, Coiab e Coipam.

Logo após a abertura do evento, haverá a entrega de nove botes de alumínio com motor de 25HP para os técnicos indígenas com o objetivo de apoiar as ações de assistência técnica promovida por eles. A Sepror também está adquirindo GPS, computadores, motos e máquinas fotográficas para eles.

A meta do Governo do Amazonas com o 1º Seminário sobre Agricultura Indígena é avaliar o Programa de Agricultura Indígena, redefinir diretrizes, estratégias e ações para norteá-lo nos próximos anos e consolidar novas parcerias ao projeto.

O Projeto de Agricultura Indígena do Governo do Estado foi criado em 2009 buscando atender aos anseios das populações indígenas do Amazonas. “Nossa meta é implementar uma política de apoio à produção rural desenvolvida por populações indígenas do Amazonas, tendo como referência o etnodesenvolvimento, a promoção da segurança alimentar, a promoção de tecnologias sustentáveis, valorizando os recursos naturais, os sistemas de organização social, as práticas, os saberes e as tecnologias locais”, explica o secretário de produção rural do Amazonas, Eron Bezerra.

As atividades do programa iniciaram no primeiro semestre de 2009 através de ações de assistência técnica e extensão rural. Populações dos oito municípios doestado com a maior quantidade de indígenas: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Maués, Benjamin Constant e Atalaia do Norte estão inseridas no programa.

O projeto está sendo ampliado para os municípios de Tabatinga, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Parintins e Barreirinha, Nhamundá e Maués. Além disso, está em analise junto ao Fundo Amazônia – BNDES, outro projeto que se destina principalmente às ações de apoio a atividades produtivas sustentáveis, como implantação de viveiros comunitários, sistemas agroecológicos de produção, criação de peixes em tanques-rede, apoio ao escoamento e a comercialização da produção, entre outros.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário