Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tikunas tentam superar prejuízos causados pela enchente com apoio do Governo do Amazonas e inclusão de produto na merenda escolar


Secretário adjunto da Seind, José Mário (em pé), e Zuza Cavalcante (de óculos no peito), na conversa com indígenas em Coari. Fotos: Divulgação/Seind
Afetada diretamente pela cheia dos rios com a perda de dez hectares de produtos como mandioca e banana, a comunidade indígena tikuna de São Miguel do Paraná do Dururuá começa a receber apoio técnico do Governo do Amazonas para superar os prejuízos que teve nos últimos meses, no município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). Apesar da enchente, toda a safra de quatro hectares de abacaxi não foi atingida e o produto será comercializado a partir de agosto, com a perspectiva de que também seja utilizado na merenda escolar da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) vai elaborar a proposta e entregá-la à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Seind já elaborou três projetos para que os indígenas de São Miguel também desenvolvam atividades de manejo do pescado e extração da Castanha do Brasil. Nesse sentido, um Termo de Cooperação Técnica deverá ser firmado com a Prefeitura Municipal de Coari, que já deu início à fase de análise dos projetos.

Todas as ações previstas fazem parte da câmara técnica “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”, a número 4 do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A previsão é que o termo de parceria seja fechado ainda na primeira quinzena de junho. “O objetivo de nossa ida até Coari foi fazer essa possível parceria, para que sejam executadas atividades como a construção de um galpão para armazenagem e secagem da castanha, mapeamento dos lagos e realização de um curso de contagem do pirarucu”, informou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura.  
As primeiras reuniões entre as lideranças da comunidade com técnicos da Seind e da Prefeitura de Coari já foram realizadas e aproximadamente 130 indígenas também deverão ser capacitados na agricultura familiar e criação de pequenos animais na localidade. “Temos buscado parcerias e nos esforçado para que as demandas das comunidades sejam atendidas e possam melhorar a renda das famílias”, disse o coordenador de Programas e Projetos da Seind, Zuza Cavalcante, que é indígena do povo Mayoruna e esteve acompanhado de José Mário na ida ao município.
Lideranças solicitaram apoio da Seind para realizar novas atividades dentro da comunidade
Enfermagem
Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Seind também vai intermediar a realização do curso técnico de Enfermagem para os indígenas de São Miguel. O edital está previsto para ser lançados nas próximas semanas e as aulas devem começar no mês de agosto.

Fortalecimento
A Seind também ouviu lideranças da União dos Povos Indígenas de Coari (Uicam), que reivindicaram apoio para o fortalecimento institucional da organização, como ajuda para a reforma da sede e compra de equipamentos técnicos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário