Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Organizações Indígenas chegam do interior para participar da 7ª Fiam




Hilda Tikuna mostra produto que trouxe de Benjamin Constant para comercializar na 7ª Fiam. Fotos: Aldizângela Brito (Ascom/Seind)

Na expectativa de fazer bons negócios, um grupo de artesãos indígenas desembarcou no Porto de Manaus nesta terça-feira (dia 26), para participar da sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam). Os visitantes representam cinco organizações indígenas do interior do Estado e se juntam a outras 11 associações da capital e entorno, para comercializar cestarias, colares, pulseiras, brincos, anéis, tipitis e outros, que são produzidos nas próprias comunidades.  

A abertura oficial da 7ª Fiam ocorre nesta quarta-feira (dia 27), às 17h, no Studio 5 Centro de Convenções, com entrada gratuita. A participação indígena no evento começa no dia seguinte, a partir das 10h, numa área de 60 metros quadrados, localizada na tenda Pavilhão Amazônia, nas proximidades do espaço gastroeconômico e cultural.

A presença das organizações na feira foi articulada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), por meio da câmara técnica “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Esta é a terceira participação da Seind na Fiam, que é organizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com apoio do Sebrae.

“Fizemos várias reuniões na secretaria com os representantes das associações e a maioria decidiu participar da feira, como forma de não somente comercializar os seus produtos, mas principalmente, divulgar a cultura dos povos indígenas por meio de um grande evento, que tem a participação efetiva do Governo do Amazonas”, destacou Deniziu Tikuna, da Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind, instância responsável pela participação indígena na Fiam, por meio do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi).
Deníziu Tikuna acompanhou a chegada das indígenas que vieram do alto Solimões

Negócios sustentáveis
A ação faz parte da política de etnodesenvolvimento da Seind, nos eixos de Produção e Negócios Sustentáveis e Fortalecimento das Organizações Indígenas.

Do interior do Estado vieram expositores da Associação das Mulheres Indígenas de Bom Caminho (Amatu) e da Associação das Mulheres Indígenas Tikuna (Amit), ambas no município de Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus).

As outras três entidades são do rio Negro e estão representadas pelas organizações indígenas Wariró, Associação Arte Puranga Indígena do Rio Negro (AAPIRN) e Associação das Artesãs Indígenas de São Gabriel (Assai), todas em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).
Hora de correr para não perder nenhum minuto de feira

Expositores indígenas que vêm do interior
Associação
Povo beneficiado
Município
Localidade
Amatu
Tikuna
Benjamin Constant
Alto rio Solimões
Amit
Tikuna
Benjamin Constant
Alto rio Solimões
Wariró
23 povos
São Gabriel da Cachoeira
Alto rio Negro
AAPIRN
23 povos
São Gabriel da Cachoeira
Alto rio Negro
Assai
23 povos
São Gabriel da Cachoeira
Alto rio Negro



Expositores indígenas de Manaus e arredores
Associação
Povo beneficiado
Local
Zona
Arte Tukano
23 povos 
       -
    -
Associação Comunidade Wotchimaucu (ACW)

Tikuna
Cidade de Deus
Leste
Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn)
23 povos
Manaus
Zona Leste
Associação das Artesãs Indígenas Residentes em Manaus (AAIRM)

Sateré-Mawé
Redenção/Santos Dumont
Centro-Oeste
Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism)
Sateré-Mawé
Redenção
Centro-Oeste
Associação Inhãa-Bé
Sateré-Mawé e Tikuna
Tarumã-Açú
Rural

Associação Kokama Indígena de Manaus (Akim)
Kokama
Ramal do Brasilei-rinho, no Puraque-quara 2
Leste
Associação Poterikharã Numiã (APN/Manaus)

Tukano
São Francisco
Sul
Associação Yapyrehit
Sateré-Mawé
Redenção/Santos Dumont
Centro-Oeste
Organização de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé de Manaus (Omism/Watyamã)
Sateré-Mawé

       -

       -

União das Mulheres Artesãs Indígenas do Médio Rio Negro (Umai)
Arapasso, Baré, Baniwa, Makú, Nadeb, Tukano, Pira-tapuia, Dessano, Tariano, Tuyuka, Kanamari e outros.
São Jorge
Oeste
Fonte: Seind




Um comentário:

  1. É boa a iniciativa! Porém, novamente, lamento a falta da presença da Associação das mulheres da MAPANA de Belém do Solimões, sempre esquecida por não ter ninguém nas secretarias que organizam estes eventos... já está bem repetitivo este tipo de comentário. Mas sempre farei até o fim, ou até o começo de novas mudanças. Frei Ricardo França

    ResponderExcluir