Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Indígenas terão curso técnico em enfermagem no Alto Solimões

Lideranças de Tabatinga estiveram na Seind em março deste ano para conhecer projetos e solicitar cursos para aquela região. Foto: Isaac Júnior
O Governo do Amazonas – por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) – confirmou a abertura de processo seletivo para o curso Técnico em Enfermagem, destinado a indígenas que vivem nas aldeias do Alto Solimões. De acordo com o edital, as inscrições começam no dia 26 deste mês e encerram-se em 7 de outubro.
 
Para concorrer a uma vaga, o candidato terá de pagar apenas uma taxa de inscrição no valor de 20 reais e apresentar a ficha – que pode ser adquirida no próprio local – e, em seguida, entregá-la acompanhada do comprovante de pagamento e um documento de identidade com foto.  

O curso será oferecido para sete municípios daquela região, dividido em três polos: Tabatinga, para comunidades aldeadas do próprio município e de Benjamin Constant e Atalaia do Norte; Santo Antônio do Içá, com os que também vivem em Amaturá e Tonantins; e São Paulo de Olivença. São 40 vagas por polo. 
 
Mais de 70 mil indígenas ocupam essas áreas e boa parte deles vai ter a oportunidade de participar do processo seletivo. “O oferecimento desse curso é uma reivindicação das próprias lideranças dessas comunidades, direcionada à Seind e que agora é atendida pelo governo”, explica o servidor do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), da Seind, Rafael Costodio Tikuna. “À Seind caberá a articulação com parceiros locais visando ao apoio para realização do curso nos pólos de Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença, bem como para a disponibilização dos materiais para as aulas práticas”, acrescentou a chefe do Depi, Rose Meire Barbosa.  

Locais de inscrição
Em São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros de Manaus), as inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na rua Monsenhor Evangelista, s/n, bairro Bonfim.

Em Tabatinga, os candidatos deverão se dirigir ao Centro de Treinamento Alto Solimões, na avenida Pernambuco, s/n, Vila Militar. Já em Santo Antônio do Içá, as inscrições vão ocorrer na Escola Estadual Santo Antônio, na rua Monsenhor Tomaz, 76, Centro.

Isenção
Caso não possa efetuar o pagamento, o indígena poderá entregar pessoalmente o requerimento de isenção (em duas vias) no próximo dia 19, das 9h às 12h, devidamente digitado e assinado. O documento precisa estar acompanhado do CPF e dos seguintes comprovantes: cópia autenticada do contracheque atual ou documento similar, no caso de empregados que recebam até três salários mínimos; declaração original de renda expedida por contador devidamente registrado no respectivo órgão de classe, para trabalhadores ambulantes, prestadores de serviço e os que exerçam qualquer tipo de atividade autônoma; e cópia autenticada da carteira de trabalho, identificação e contrato de trabalho, para os que estão desempregados.  

Etapa única
O exame será realizado em uma única etapa e constará de uma prova objetiva constituída de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química, com dez questões cada uma. A prova ocorre no dia 6 de novembro na escola estadual Monsenhor Evangelista de Sefalonia, na Estrada do Ajaratuba, 388, Campinas.

Estágio supervisionado
Os candidatos aprovados só poderão efetuar a matrícula no curso no ano de 2011. Além da disponibilidade do horário diurno para o cumprimento das aulas teóricas, deverão participar das aulas práticas e do estágio supervisionado, que são componentes curriculares obrigatórios.    

Início foi em Autazes
A primeira turma de técnicos em enfermagem composta exclusivamente por indígenas no Amazonas foi formada em Autazes, entre 2009 e 2010. O curso de nível técnico também foi promovido pelo Cetam (com apoio da Seind) e capacitou 28 indígenas durante um ano e oito meses, para trabalhar na área de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário