Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mutirão vai registrar indígenas de Manaus sem documentos


Equipe de funcionários da Seas visita comunidades indígenas da zona urbana de Manaus (Divulgação/Manaus)

Indígenas que vivem na zona urbana de Manaus que não possuem registro civil serão atendidos por um mutirão previsto para outubro. A atividade será executada pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), a partir de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Estadual (MPE) e Justiça do Amazonas.

O mutirão será realizado após a segunda fase do diagnóstico que a Seas vem realizando em Manaus. Junto com a Secretaria Estadual de Povos Indígenas (Seind), a Seas órgão iniciou um mapeamento das famílias indígenas moradoras de Manaus para identificar pessoas que não possuem registro civil.

Segundo a assistente social da Seas, Euzilene Alves da Silva, o mapeamento do órgão já visitou 40 bairros de Manaus. Foram entrevistados 1.307 indígenas e identificadas 249 famílias. Destes, 32 indígenas disseram não possuir registro civil de nascimento e 84 afirmaram aguardar e expedição da segunda via. Também foram identificados que 369 indígenas não possuem CPF e 120 não têm título de eleitor.

Após reunião no MPE, em agosto, a equipe da Seas solicitou a ampliação da pesquisa para até o dia 19 de setembro para identificar mais indígenas sem documentos.

Após o mapeamento das famílias indígenas que vivem na zona urbana, a Seas vai iniciar o mesmo trabalho na zona rural de Manaus. Segundo Euzilene, acredita-se que as família desta área têm mais dificuldade de acesso para tirar documetnos.

Além de Manaus, a Seas, em parceria com outros órgãos federais e federais, também já desenvolvem, desde 2009, o mesmo projeto de mutirão de registro civil em comunidades indígenas do interior do Amazonas. A atividade será realizada por mais um ano.

Fonte: acritica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário