Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Seind e Unicef planejam parceria em prol das crianças indígenas no Estado do Amazonas

Miguel Hilario-Manënima (de blusa verde) em visita à Seind nesta segunda-feira (13). Fotos: Isaac Júnior
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita do especialista nos Direitos da Criança Indígena e Afrodescendente do escritório regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Panamá, o peruano Miguel Hilario-Manënima. Em pauta, a possibilidade de articulação de projetos conjuntos de interesse comum, voltados para as crianças e adolescentes indígenas no Amazonas.

As ações seguirão grandes linhas, como a questão dos dados agregados sobre os povos indígenas, fortalecimento das organizações indígenas, trabalho intercultural e comunicação.

De acordo com o Unicef, a comunicação deve ser feita de forma que conscientize a sociedade sobre a sensibilização contra o racismo e a favor dos direitos para todas as crianças, independentemente de cor, raça e origem.     

Miguel esteve acompanhado da oficial de Monitoramento e Avaliação do Unicef para a Amazônia, Emly Costa, e foi recebido pelo secretário Bonifácio José Baniwa, que acenou para a formalização de uma parceria e a realização de ações a médio prazo. “Estamos abertos ao diálogo com os parceiros que trabalham em prol dos direitos dos povos indígenas e o Unicef está inserido nesse contexto”, observou o titular da Seind, que falou sobre os principais desafios do Governo do Amazonas em relação aos indígenas no Estado.
Secretário Bonifácio José Baniwa fala sobre desafios do Governo do Amazonas em relação aos indígenas no Estado

O encontro ocorreu, dois dias depois da visita do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahal, ao governador Omar Aziz, cujo objetivo é fortalecer a atuação da entidade na Amazônia Brasileira.

Nova reunião entre Seind e Unicef ficou de ser agendada para o primeiro semestre deste ano, para que se estabeleça uma plataforma de ações conjuntas de articulação entre ambos, com apoio de outros parceiros e voltadas para a infância e adolescência indígena. “O objetivo é proteger e fortalecer essas crianças, que são o futuro desses povos”, justificou o especialista do Unicef.

2 comentários:

  1. A todos que trabalham na SEIND. Muito obrigado pelo espaço que deram para este projeto. as Olimpíadas são tentativas de preservação de identidade de um povo que é riquíssimo, mas que difere da sociedade capitalista que pensa diferente os valores fundamentais da vida.
    Agradeço a todos que Deus nos abençoe e que nossos parentes possam ser felizes! Frei Ricardo em nome de todos os indígenas do Alto solimões
    Futuramente também publicarão os encaminhamentos das elaborações das olimpíadas e também é claro da cobertura da competição. "Moenti"

    ResponderExcluir
  2. acrescento o blog de belém do solimões para visualização deste evento:
    http://belemdosolimoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir