Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Governo do Amazonas disponibiliza assistência a indígenas em Atalaia do Norte



O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) informa que, referente à situação dos indígenas acometidos por diarreia aguda em Atalaia do Norte, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Defesa Civil e Coordenadoria de Defesa Civil da Região do Alto Solimões, está em acompanhamento de proteção civil e de saúde com todos os índios que ainda permanecem no município (em torno de 150) e com aqueles que já estão retornando as aldeias.

A ação, que iniciou na semana passada, segue orientação do governador Omar Aziz de disponibilizar assistência por meio dos órgãos do Governo do Estado para que o problema seja sanado o mais breve possível. Por determinação do governador, a Defesa Civil já realizou a purificação da água nas embarcações dos indígenas por meio de filtros microbiológicos, construiu banheiros e está distribuindo caixas d’água, filtros, hipoclorito de sódio e medicamentos para postos e bases da Fundação Nacional do Índio (Funai). Uma embarcação também foi disponibilizada pela Defesa Civil para que médicos pudessem prestar atendimento.

Os indígenas do Vale do rio Javari se deslocaram a Atalaia do Norte para o pleito do primeiro turno e se instalaram em embarcações próprias no porto do município. Neste período foram infectados por vírus e bactérias que ocasionaram a diarreia aguda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário