O material da campanha Mulheres e Direito, lançada
nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília, inclui pela primeira vez a língua
tikuna, falada por 30 mil indígenas do Amazonas, além do inglês, português e
espanhol.
Promovida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas
sobre HIV/Aids (Unaids), ONU/Mulheres e União Européia, a campanha tem por
objetivo sensibilizar a população brasileira para a redução da violência, a
promoção da igualdade de gênero e saúde da mulher. A indígena Djuena Tikuna
está participando do evento.
Natural da Aldeia Mariaçu, no Alto Solimões, a amazonense Djuena Tikuna participa do evento em Brasília. Foto: Arquivo/Seind |
O Governo do Amazonas apoia a campanha por meio do
Amazonaids (Plano Integrado da ONU em Apoio À Resposta à Aids nos estados do
Amazonas e na Bahia). Coordenado pela Seplan, as estratégias do Amazonaids
estão centradas na promoção do acesso universal ao diagnóstico e tratamento,
promoção a saúde e prevenção das DSTs e fortalecimento dos movimentos sociais.
Serviços gratuitos – Desde
2008, por meio do Amazonaids, vem sendo realizados nas áreas de abrangência do
programa, testes rápidos de diagnósticos de sífilis e HIV nas Unidades Básicas
de Saúdes, além de cursos para profissionais da saúde e do serviço social nos
três municípios do Alto Solimões.
A atenção com as populações indígenas foi
priorizada no programa com a realização de testes rápidos para diagnóstico de
sífilis e HIV em comunidades aldeadas do Alto Solimões e Vale do Javari. Cursos
de capacitação de agentes indígenas de saúde e oficinas de sensibilização nas
aldeias, mobilizações de adolescentes indígenas nas área de saúde, cidadania e
prevenção de DST e HIV complementam as intervenções junto a essas populações.
Mulheres e Direitos – A
campanha também quer valorizar a contribuição da Lei Maria da Penha e da rede
de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil, a
exemplo da Central 180, delegacias especializadas, casas-abrigo, juizados,
varas criminais, núcleos e centros de atendimento.
No evento serão apresentados spots de rádio,
folder, DVDs, painéis de pano e filmes para TV, que mostram situações baseadas
em fatos reais. O material estará disponível em português, inglês, espanhol e,
pela primeira vez, também em tikuna– idioma indígena falado por mais de 30 mil
pessoas no Brasil.
Fonte: Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom)
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