Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Indígenas são capacitados para trabalhar como Agente Ambiental Voluntário


Secretário Bonifácio entrega certificado a um dos participantes do curso. Fotos: Divulgação/Seind

Em uma ação da câmara Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas, a de número 1 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), vinte e nove indígenas de seis comunidades foram capacitados para trabalhar como Agente Ambiental Voluntário, nesta segunda quinzena de outubro, no município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O curso de capacitação que formou os novos gestores na administração e monitoramento dos recursos naturais em suas aldeias foi realizado no Centro Cultural da Aldeia São Francisco do Patauá, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e o Instituto Brasileiro do Meio ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A ação segue o calendário de atividades programadas para o segundo semestre, em cumprimento às condicionantes ambientais indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro. A proposta é inserir entidades civis e os comunitários no processo de educação ambiental e cidadania, com atuação direta no trabalho de monitoramento nas áreas de preservação e conservação, na proteção dos recursos naturais e no respeito à cultura dos povos indígenas envolvidos.

O curso teve a participação de indígenas das comunidades São Francisco do Patauá (Tikuna), São Francisco do Guiribé (Apurinã), Sahu-Apé (Sateré-Mawé), Jatuarana (Apurinã), Katxibiri (Apurinã) e Tururukari-Uka (Kambeba).              

Ao participar da atividade em Manacapuru, que também teve o apoio do Distrito Especial de Saúde Indígena (DSEI/Manaus), do Pólo Base de Saúde Indígena, da Secretaria Municipal de Manacapuru (Semed) e da Associação Indígena Sahu-Apé (AISA), os indígenas receberam noções de ecossistema, biomas e biosfera, direitos e deveres do agente ambiental voluntário, ordenamento pesqueiro, fauna, flora, unidade de conservação, legislação ambiental, entre outros.

No encerramento, todos receberam certificado e outros materiais informativos das mãos do titular da Seind, Bonifácio José Baniwa, do chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento do órgão, Cristiano Oliveira, e dos técnicos do Ibama Agenor Vicente, Antonio Nery, Anete Barroso Amâncio (coordenadora do programa), Henrique Tremante e Robson Czaban.
Algumas cartilhas também foram entregues pelo Ibama aos indígenas

Cidadania
O curso foi ministrado por instrutores do Ibama, que aplicaram as noções de cidadania, direitos e deveres constitucionais, legislações pertinentes, a uma população relativamente informada, e que serve como subsídio e instrumento de operacionalização nas ações das organizações sociais já existentes nas diversas comunidades.   

Filmes educativos
Todas as aulas foram apresentadas em slides. No decorrer do curso, particularmente no período da noite foram apresentados filmes ambientais e educativos para os participantes do curso e toda a comunidade. A dinâmica também envolveu as crianças, na categoria de documentário, com o curta-metragem Tráfico de Animais Silvestres, sem prejuízo das aulas diurnas.
Técnicos e alguns participantes posam após a conclusão do curso em Manacapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário