Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Seind capacita indígenas de Autazes em Associativismo e Cooperativismo

Produtores indígenas de Autazes no Feirão da Sepror em Manaus. Arquivo/Seind

Mais um grupo de indígenas foi capacitado esta semana para executar atividades de associativismo e cooperativismo dentro das próprias aldeias. Numa ação da câmara “Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do índio (Funai), o benefício chegou a 18 indígenas do povo Mura, que vivem no município de Autazes (a 118 quilômetros de Manaus). 

Com início na terça-feira (16) e encerramento nesta sexta-feira, no Centro de Cultura de Autazes, os cursos de Associativismo e Cooperativismo foram ministrados pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), atendendo a uma solicitação feita junto ao órgão pela Associação dos Produtores Indígenas Mura de Autazes (Apima). Ao final da atividade, houve entrega de certificados aos participantes. 

“São cursos de suma importância para os povos indígenas, pois, nos dias de hoje, quem não estiver organizado legalmente não tem acesso a financiamentos, entre outras questões”, observou o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, que esteve presente na cerimônia de abertura dos cursos. “É o caso dos projetos, pois com o povo Mura não é diferente, sendo que agora eles estão mais preparados para uma nova fase de gestão”, comparou.

Identidade cultural
Com o objetivo de fortalecer as próprias organizações indígenas, a proposta dos cursos foi fornecer informações e orientações básicas sobre associativismo e cooperativismo, com base no respeito à identidade cultural do povo envolvido. “Agora eles podem levar esse conhecimento para as comunidades, para a base e orientar os tuxauas na execução das atividades”, destacou o técnico do Departamento de Etnodesenvolvimento da Seind, que ministrou a oficina em Autazes, Ronisley Martins.

Durante quatro dias, os indígenas receberam noções de gestão compartilhada e princípios e valores associativos, entre outros tópicos, para identificação das modalidades que melhor se enquadrem à realidade a ser trabalhada nas comunidades.

Assim como a Seind, também participaram da cerimônia de encerramento do curso, nesta sexta-feira, o coordenador em exercício da Apima, Arnaldo Pereira, e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Conselho Municipal de Educação e da Organização dos Professores Indígenas Mura de Autazes. 

DAP
Em fevereiro deste ano, produtores indígenas de Autazes estiveram em Manaus para participar pela primeira vez do Feirão da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizado no Parque de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Lins, na Zona Norte da capital amazonense. Todos puderam comercializar produtos como banana, com apoio da Seind, que tem intermediado a liberação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A DAP é o instrumento que identifica o agricultor familiar ou a forma associativa organizada a qual ele pertence, para a realização de operações de crédito rural financiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).       

Assembleia
No próximo dia 26, os indígenas realizam a Assembleia Geral e Eletiva da Apima, para escolher a nova coordenação da entidade. “Para 2013, a previsão é que novos cursos sejam realizados em Autazes”, informou Ronisley Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário