Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Seind presta homenagem póstuma à liderança indígena do rio Negro



Pedro Machado teve um papel importante na sedimentação do movimento indígena no Estado do Amazonas. Foto: Divulgação/Seind
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), quer se solidarizar com a família de Pedro Fernandes Machado, do povo Tukano, de 60 anos, que morreu por volta das 2h desta quinta-feira (4), no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), vítima de câncer no pâncreas.

Considerado uma das principais referências na história do movimento indígena no Estado do Amazonas, Pedro Machado foi um dos fundadores da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), maior instituição representativa dos povos e comunidades indígenas daquela região, criada na década de 80.

Pedro era natural da reserva indígena Pari Cachoeira, localizada no rio Tiquié, na fronteira do Brasil com a Colômbia. Foi vereador no município nas décadas de 80 e 90 e servidor da Funai em São Gabriel, além de professor da Escola Adventista do município. “Perdemos uma liderança importante, que muito contribuiu para o fortalecimento do movimento indígena no Estado do Amazonas”, ressaltou o secretário em exercício da Seind, José Mário Mura.

Frases de impacto
Dono de um temperamento forte, principalmente nas questões em defesa dos povos indígenas, Pedro Machado costumava dizer frases do tipo “o que os europeus fizeram aqui foi um etnocídio” e “a tradição indígena é um copo quebrado”.

Pedro deixou três filhos, entre eles Indiana Machado, 21, que é acadêmica de Direito e estagiária no setor jurídico da Seind. O sepultamento está previsto para a tarde desta quinta-feira, no cemitério Parque da Saudade, em São Gabriel da Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário