Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

Política do Governo do Estado destinada aos Povos Indígenas é amplamente divulgada na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas

Servidor da Seind, Deniziu Tikuna mostra folder institucional do órgão a visitantes, no último dia do evento. Fotos: Ascom/Seind 

Por: Isaac Júnior 

A política desenvolvida pelo Governo do Amazonas nos últimos anos em benefício dos povos indígenas foi bastante divulgada e teve uma boa recepção, durante a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas, que foi encerrada neste sábado (20), no Clube do Trabalhador (Sesi). Com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, o evento conseguiu atrair mais de 400 pessoas ao estande da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), em busca de informações sobre o trabalho que é desenvolvido pelo órgão e outras instituições parceiras, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Além de conferir os folderes e vídeos institucionais, os visitantes tiveram acesso a uma diversidade de produtos artesanais, confeccionados por indígenas da região do alto rio Negro e de outras localidades do Estado. Um deles foi o próprio governador Omar Aziz, que esteve neste sábado nos estandes da Estação Ciência da SNCT e também visitou o da Seind.
Governador Omar Aziz, chega para visita à Estação Ciência da SNCT. Foto: Divulgação/Secti 

Omar foi presenteado com um chaveiro indígena, entregue por Delia Veloso, do povo Baré e membro da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn). “Ele nos parabenizou pelo trabalho”, informou Delia, em referência ao esforço que o governo tem feito para gerar oportunidades de renda também para os povos indígenas, principalmente com o que é produzido lá na base, nas comunidades.
Delia Veloso Baré (em pé, à esquerda) levou uma porção variada de produtos do alto rio Negro, que chamaram a atenção até do governador 

Na quinta-feira (18), o estande da Seind já havia chamado a atenção de estudantes, que chegaram a esgotar uma remessa grande de folder, interessados no material sobre as ações desenvolvidas pela secretaria.

A 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas foi uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti), que é uma das parceiras da Seind no “Comitê Gestor Indígena”. Desde 2009, a Secti tem ajudado a Seind em projetos como o Lapidart, que trabalha jóias e pedras semipreciosas a partir do grafismo indígena, na região do alto rio Negro.

Atendimento jurídico
O evento no Sesi  teve mais de 75 estandes e foi realizado com a participação de um número superior a 50 instituições de ensino e pesquisa e empresas. Outro ponto forte da exposição indígena na SNCT foi a divulgação de projetos como o de Atendimento Jurídico Centralizado e Integrado aos Indígenas em Manaus, que completou dois anos no dia 14 deste mês e é executado por meio da parceria entre o Governo do Amazonas (Seind) e a Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) e a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas. “Muita gente ainda não conhece a secretaria e esta foi mais uma oportunidade de divulgarmos nosso trabalhado”, informou Deniziu Tikuna, da Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer da Seind.

O projeto de Atendimento Jurídico, cujo serviço é feito de forma gratuita todas as sextas-feiras na Seind, já virou referência nacional e até concorre na 9ª. Edição do Prêmio Innovare. O certame é realizado todos os anos com o objetivo de identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público (estadual e federal), defensores públicos e advogados públicos e privados de todo o Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça brasileira.

Os vencedores deste ano serão conhecidos em dezembro. 
Último dia da SNCT teve grande movimentação em todos os estandes no Sesi. No da Seind, não foi diferente


Nenhum comentário:

Postar um comentário