Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Comitê Gestor entre Governo do Amazonas e Funai aponta avanços e metas para 2013

Em grande estilo, grupo Wotchmaücü abriu os trabalhos da reunião realizada no Inpa. Fotos: Divulgação/Seind


Com a proposta de avançar em ações para o fortalecimento das cadeias produtiva do pescado, piaçava e castanha, bem como, em ações de combate ao alcoolismo em comunidades indígenas e na criação de políticas públicas que atendam aos indígenas que moram nas sedes dos municípios e que garantam a segurança pública para as aldeias com população a partir de 5 mil indígenas (Cidades Indígenas), o Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) encerrou suas atividades em 2012, nesta terça-feira (dia 11). 

A última reunião ordinária do ano foi realizada no Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com apoio da Cooperação Alemão GIZ e a participação de representantes das instituições parceiras que fazem parte do comitê.
Secretário Bonifácio e a representante da Funai, Fabiana Melo

O objetivo foi divulgar e socializar os resultados do que foi realizado este ano, por meio do plano de trabalho estabelecido pelas quatro câmaras técnicas que formam o comitê, com vistas ao atendimento das demandas dos povos indígenas nas áreas de atenção social, educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, entre outras.

Eventos como a primeira edição dos Jogos Indígenas do Amazonas, a 3ª. Conferência dos Pajés, o aumento do acesso ao crédito e a inserção de um número maior de indígenas em programas sociais e de desenvolvimento sustentável, também estão entre as principais metas para 2013.
Instituições apresentaram resultados alcançados e metas para o próximo ano
Presidido pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), o comitê gestor foi instituído pelo decreto estadual número 31.052/10 e instalado em julho do ano passado. O plano de trabalho é elaborado dentro das câmaras técnicas Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas; Promoção dos Povos Indígenas do Amazonas; Qualidade de Vida dos Povos Indígenas; Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas. 

“É uma determinação do governador Omar Aziz que trabalhemos as políticas públicas de forma transversal, ou seja, com a participação de vários órgãos, e essa reunião serve para estabelecermos metas que podem ser alcançadas por cada instituição parceira”, explicou o titular da Seind e presidente do comitê, Bonifácio José Baniwa. “Temos o exemplo da parceria com o Cetam, que possibilita a realização do curso técnico em enfermagem em 14 municípios para a formação de mão obra indígena. Mais de 300 técnicos serão formados em breve”, acrescentou.

Resultados
Entre os números positivos de 2012 apontados durante a reunião, destaque para as ações de fortalecimento das organizações indígenas. Foram 28 atividades realizadas e mais de 4 mil indígenas beneficiados,  .

Também se sobressaíram as ações de cidadania, com 7,4 mil atendimentos; qualificação técnica e profissional, com 1,4 mil indígenas capacitados ou em fase de conclusão do curso; atendimento jurídico, integrado e centralizado, com 1,1 mil atendimentos; ações especiais com atendimento a 530 mulheres e 420 jovens.
Professor Ademir Ramos (entre Ozenete De Mozzi e Amarildo Maciel, na foto  principal) também marcou presença

Prêmios 
Representante do “Prêmio Culturas Indígenas” na reunião, Alice Haibara aproveitou a participação no evento para divulgar e incentivar a participação das organizações e comunidades indígenas no certame. A Seind é parceira do Ministério da Cultura na divulgação e realização de oficinas de apoio às iniciativas indígenas para a quarta edição do prêmio, que recebe propostas até o dia 5 de fevereiro de 2013.
Alice Haibara aproveitou o evento para divulgar o Prêmio Culturas Indígenas

Parceiros
A reunião do Comitê Gestor de Atuação Integrada é formado pelas seguintes instituições: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Afeam, Aleam, Amazonastur, Banco do Brasil, Cetam, CMA, Defesa Civil, DSEI/Sesai, FPS, Fapeam, Funai/Manaus, Funai, Funtec, FVS, Ibama, Instituto Chico Mendes, Idam, Ifam, Inpa, Ipaam, Iteam, MDA/Manaus, Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas, Proderam, Searp, Seas, Secti, Seduc, Segov, Seind, SEMGRH, Sejel, Senar, Sepa, Seped, Seplan, Sepror, Setrab, Secretaria de Política Fundiária, Secretaria de Segurança Pública, Suhab, Susam, UEA, Unicef, FAS, Coiab, Foccit, Univaja, Cooperação Técnica Alemã GIZ,  Ismael Costódio. 

Um comentário:

  1. Hi,

    I'm going to Amazon for few months in next may. I would like to meet native communities to discover their culture.
    I'm really interesting about deforestation too and would like to see by myself the impact made on amazon people and animals.
    I'm a french photographer and videomaker, 23 years old girl, really attracted by travelling.
    Do you know native communities i could met?
    I know that it's difficult to meet last Indians, really protected by the FUNAI, but do you know if some are more "open"?
    My project is to share their daily life to understand who they are, and make a film about my trip.
    I really attracted by matriarchal societies, do you know some?

    Thanks for your help !!
    Best regard,

    Anaïs Bajeux (anaisbajeux@gmail.com)
    http://anaisbajeux.wix.com/portfolio

    ResponderExcluir