Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Participação indígena na 39ª. Expoagro supera expectativas

Procura pelos produtos indígenas levou pessoas de todas as idades para a área do seringal. Fotos: Divulgação/Seind


Por: Isaac Júnior

A participação dos indígenas na 39ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) foi considerada positiva e superou as expectativas, visto que o total arrecadado pelas 20 organizações que participaram do evento superou os valores do ano passado. Após nove dias de feira e a presença de um número superior a dois mil visitantes, os indígenas obtiveram uma renda de R$ 15,5 mil, contra R$ 11,7 mil de 2011.

Os números foram anunciados nesta segunda-feira (3) pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com base no registro em livro feito pelo próprio órgão no local e pelo grande volume de pessoas que foram à feira no domingo (2), durante o encerramento do evento. “A presença do público no domingo possibilitou que as associações vendessem, em um dia, mais do que todos os outros dias juntos”, comemorou Deníziu Tikuna, que é integrante da Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind e esteve à frente dos trabalhos na área indígena da feira.

A Expoagro de 2012 foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e parceiros, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins.

Ao apoiar a participação indígena, que foi finalizada com um grande show no domingo (dia 2) e reuniu os artistas Djuena, Cláudia e José Tikuna, Irá Sateré e a bailarina Mara Pacheco, a Seind promoveu inclusão social, geração de renda, valorização do patrimônio cultural, sustentabilidade econômica e a viabilidade econômica dos povos indígenas no estado.  
Ageu Sateré (sentado), da Seind, e o livro que registrou a presença do público no local

Outros números
As 20 organizações que estiveram no Portal da Floresta (área conhecida como seringal) foram distribuídas em 12 barracas, com muito artesanato, produtos em madeira esculpida, alimentos e bebidas tradicionais dos povos indígenas do Amazonas. Aproximadamente cinco mil pessoas foram beneficiadas indiretamente com a ação, que faz parte do plano de trabalho da câmara técnica “Promoção dos Direitos Socioculturais dos Povos Indígenas”, do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  

Dueto
Longe dos palcos há algum tempo, a indígena e recém-eleita vereadora de Amaturá, Cláudia Tikuna (PSL), fez uma participação especial no show de Djuena Tikuna. As duas cantaram músicas tradicionais e contagiaram o público. “É maravilhoso poder retornar, rever os amigos e dar minha parcela de colaboração a esta festa”, disse Cláudia.
Djuena Tikuna cantou sozinha e com Cláudia Tikuna, que fez participação especial

As duas vozes juntas deixaram encatada a baiana Marilda dos Santos, que é de Vitória da Conquista (interior da Bahia) e, apesar de morar há dez anos em Manaus, jamais havia presenciado um espetáculo indígena. “Muito bonito”, disse ela. “O Amazonas tem atração de todo jeito”, completou.
Dona Marilda ficou encantada com performance dos artistas indígenas
José Tikuna apresentou o Ritual da Pajelança e depois acompanhou Djuena com um charango

Parceria cultural
Djuena cantou por mais de uma hora, acompanhada da própria banda (Grupo Magüta) e com o diferencial de também poder contar pela primeira vez na Expoagro, com a experiência de Mara Pacheco. A parceria com a bailarina começou este ano, por ocasião do 3º Encontro de Estudos sobre Mulheres da Floresta (Enflor), realizado na semana passada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Bailarina e coreógrafa, Mara Pacheco fez uma participação especial e representou o grupo de dança Uatê

Integrante do corpo de dança e diretora do Grupo Uatê, Mara se apresentou sem cobrar nada dos indígenas. “Nosso grupo foi criado em 2004 e, desde lá, temos mantido essa parceria com nossos irmãos indígenas. Já trabalhamos também com os Baniwa, Munduruku, Sateré e Tukanos”, disse a coreógrafa. “A parceria está cada vez mais fortalecida”, acrescentou. 
Muita gente prestigiou os indígenas no último dia da Expoagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário