Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Seind cumpre mais uma etapa do planejamento estratégico do órgão

Karlene Sobrinho (à esquerda) e Dyene Alves, numa das apresentações dos grupos de trabalho. Fotos: Divulgação/Seind  

Após três dias de trabalho, inclusive em grupo, terminou nesta sexta-feira (dia 14), a Oficina Fluxos, Processos e Procedimentos Técnicos e Administrativos da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). A atividade foi moderada pela Cooperação Alemã GIZ – que trouxe mais uma vez a Manaus o consultor Marcelo Nunes – e representou mais uma etapa do planejamento estratégico do órgão, que começou a ser construído em março deste ano, com objetivos, metas e estratégias traçadas para um prazo operacional definido entre 2012 e 2015, mas com olhos voltados até 2022.
Chefe do Departamento de Administração, Tarcila Rodrigues falou sobre fluxo de processos, licitação, convênio e outros assuntos. Ao lado dela na apresentação, a assessora de Gabinete Keli Cristina 

A principal delas é promover o etnodesenvolvimento dos povos indígenas, por meio de ações que garantam a sustentabilidade, a gestão ambiental, a promoção e a proteção dos direitos socioculturais e dos conhecimentos tradicionais. 
Oficina durou três dias e também foi realizada no auditório do Sindipetro, no Centro de Manaus

Ao adotar procedimentos para a política de pessoal com vistas à seleção, promoção, desenvolvimento, capacitação e valorização, a Seind também se fortalece na operacionalização do Plano de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), além de melhorar o padrão de excelência do serviço prestado.
Representante da GIZ, Marcelo Nunes (em pé, à esquerda) moderou a atividade 

Compromissos
A oficina desta semana foi realizada no auditório do Sindipetro e na própria Seind, com a participação do secretário Bonifácio José, do secretário adjunto, José Mário Mura, de técnicos, assessores e demais servidores da secretaria.

O objetivo foi definir e clarear papéis, compromissos e competências das instâncias internas da Seind; organizar fluxos de processos, procedimentos, documentos e comunicação.
Secretário da Seind, Bonifácio José (sentado à direita), e secretário adjunto, José Mário  Mura (conversando com ele), também participaram efetivamente das discussões

Durante os três dias, os participantes deram entrevistas ao moderador, tiveram momentos para observar, ouvir e questionar, além de conhecer mais sobre as demandas que chegam, para onde vão e como são respondidas.

Todos foram informados sobre a elaboração dos fluxos de processo e comunicação dentro das áreas, dos acordos e procedimentos quanto aos documentos internos e externos, como ofícios, memorandos, circulares e outros.
Resultado da oficina foi registrado no papel e exposto para todos verem
No último dia da oficina foram mostrados os passos para a realização de convênios e licitações e apresentadas propostas de melhorias para as duas situações.
Chefe do Departamento de Promoção dos Direitos Indígenas (Depi), Rose Meire Barbosa, acompanhada do assessor  Amarildo Machado, da técnica Rosa dos Anjos e do assessor jurídico da Seind, Valdemir da Silva (de paletó)
A próxima atividade está prevista para março de 2013, com o estabelecimento de atribuições, perfis, cargos, plano de monitoramento e avaliação.
Participantes da oficina, após o encerramento dos trabalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário