Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Seind realiza última atividade em cumprimento às condicionantes indígenas da Ponte Rio Negro em 2012

Comunidade Fortaleza do Patauá, em Manacapuru. Foto: Arquivo/Seind

A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) começa a realizar nesta terça-feira (dia 11), no município de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), o acompanhamento técnico de limpeza das picadas demarcatórias das terras indígenas Jatuarana e Fortaleza do Patauá. A atividade fecha o cronograma de ações realizadas pelo Governo do Amazonas este ano, em cumprimento às condicionantes ambientais indígenas para atendimento ao Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro.

Toda a limpeza das picadas demarcatórias será feita durante dez dias (cinco em cada comunidade) com a participação de oito indígenas do povo Apurinã, que utilizarão equipamentos como bússola e GPS para realizar o trabalho. O objetivo é deixar, limpo, os limites das terras indígenas e evitar invasões de caça e pesca nessas localidades. 

A ação em Manacapuru faz parte do plano de trabalho da câmara Melhoria da Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). 

O cronograma do Programa de Compensação e Mitigação dos Impactos Ambientais da Ponte Rio Negro já cumpriu várias etapas, com atividades de interesse dos próprios indígenas, entre as quais os cursos de Informática Básica e de Associativismo, que foram executados pelo Centro de Treinamento Tecnológico do Amazonas (Cetam).

Para 2013 estão previstos os cursos de Gestão Administrativa e Financeira e de Oleicultura Básica.

Além dos Apurinã, as ações têm beneficiado indígenas dos povos Tikuna e Sateré-Mawé, que vivem nas comunidades de São Francisco do Guiribé, São Francisco do Patauá, Fortaleza do Patauá e Jatuarana, em Manacapuru; e na comunidade Sahu-Apé, em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário