Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Agricultores de Borba recebem incentivos para aumentar a produção de açaí, banana e mandioca



Produção do açaí recebe incentivo e beneficia indígenas. Foto: Divulgação/Idam



Por Aldizângela Brito (Ascom/Idam)

Cerca de 40 agricultores familiares das comunidades indígenas Kwata, Mucajá, Santo Antônio, Macambira, Cipozinho, Arú, Sorval e Cobras e não indígenas da comunidade Foz de Canumã, distribuídos entre os rios Canumã e Mariri, no município de Borba (a 155 quilômetros de Manaus) vão receber ainda neste mês de janeiro, implementos agrícolas referente a segunda etapa do projeto da Linha de Crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), financiado pelo Banco da Amazônia (Basa).

Os projetos foram elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com o objetivo de expandir a cultura no município em áreas onde já existe um histórico de produção significativa, exemplo disso, é a região do Canumã que produz 30 mil sacas/ano.

Nessa segunda etapa serão entregues 41 roçadeiras, 80 toneladas de insumos e 30 mil mudas de açaí, principal cultura do projeto. A ideia é diversificar a produção com o plantio de mandioca e banana que serão utilizados para consumo próprio e o excedente para comercialização. A renda extra vai ajudar no pagamento do financiamento.

”A utilização de insumos e máquinas é uma forma de incentivar o agricultor a adotar novas tecnologias na agricultura local, já que a maioria dos agricultores familiares já são extratores de açaí e possuem conhecimento na prática do cultivo na região“, explicou o engenheiro agrônomo da Unloc/Borba Rosinei Souza da Silva.

O aumento no consumo da fruta é a oportunidade para esses agricultores familiares, que veem no projeto uma nova alternativa de renda pela procura existente no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário