Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Governo do Estado investe na construção de 38 novas obras escolares em 21 municípios do AM



Secretário da Seduc/AM, Rossieli Silva, em visita a comunidades que deverão ser beneficiadas com novas escolas, entre as quais, indígenas. Foto: Divulgação/Seduc 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está investindo na construção de 38 obras escolares em 21 municípios do Amazonas. Todas as referidas construções estão com os trabalhos iniciados e serão entregues no decorrer de 2014, objetivando a ampliação da oferta educacional na capital e em localidades do interior.   

As obras já iniciadas, muitas das quais em estágio avançado, estão sendo realizadas nos municípios de Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Borba, Canutama, Carauari, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

No pacote de obras, estão sendo construídos 11 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), oito escolas-padrão, 17 escolas indígenas e duas quadras poliesportivas. Nas 38 obras escolares, o Governo do Estado está investindo aproximadamente 90 milhões de reais.

Municípios com novos Cetis - De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, por iniciativa do governador Omar Aziz, uma das propostas do pacote de obras é expandir para o interior do Estado a oferta de escolas de tempo integral. “Somente nas obras já iniciadas, estamos contemplando com a construção de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) os municípios de Autazes, Borba, Carauri, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, além de Manaus”, informou o secretário.

Segundo Rossieli Silva, o primeiro Ceti a ser inaugurado será o de Iranduba, cuja entrega à população será no dia 5 de fevereiro, em cerimônia que abrirá oficialmente o ano letivo de 2014 para a rede pública estadual de ensino.   

Todos os Cetis, conforme informações do Departamento de Infraestrutura da Seduc serão equipados com: salas de aulas climatizadas, piscina semi-olímpica, auditório, quadra poliesportiva coberta, laboratórios de ciências e de informática, biblioteca, sala de música, sala para atividades de dança, refeitório, cozinha, gabinete odontológico, salas administrativas, campo de futebol, dentre outros ambientes.

Além dos Cetis o pacote de obras em andamento incluiu a construção de oito escolas-padrão e ainda 17 escolas indígenas. “Com as novas construções, a meta do Governo do Estado é expandir a oferta de vagas e atender com qualidade as comunidades indígenas”, frisou Rossieli Soares da Silva.   

Novo pacote será lançado contemplando 27 municípios - Além das 38 construções escolares em andamento, o Governo do Estado licitará um novo contingente de obras escolares para serem realizadas em 2014.

O novo pacote prevê a construção de 37 novas unidades educacionais em 27 municípios, sendo eles Alvarães, Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Caapiranga, Envira, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Jutaí, Manaus, Maraã, Nhamundá, Novo Aripuanã, Pauini, Rio Preto da Eva, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tonantins, Uarini e Urucurituba.

Fonte: Seduc/Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário