Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Parceria entre Seind e Polícia Civil possibilita devolução de mercadoria furtada a indígena


Gerente na Seind, Adail Munduruku entrega mercadorias a Salomão Tikuna. Fotos: Isaac Júnior (Ascom/Seind)


Fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e a Polícia Civil do Estado do Amazonas, o tikuna Salomão Souza da Silva, de 43 anos, teve parte do artesanato que foi furtado dele no Porto de Manaus recuperada. De um total estimado em R$ 22 mil em mercadorias, aproximadamente um quarto do material foi devolvido ao indígena, na última sexta-feira (dia 24).

Entre os produtos recuperados estão máscaras, chocalhos, bonecos e redes de tucum, trazidos da comunidade Bom Caminho, em Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus).

O furto ocorreu no fim do ano passado, assim que Salomão chegou à capital amazonense em um barco de linha, vindo do alto rio Solimões.  A recuperação de parte da mercadoria foi realizada por um grupo de policiais do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com sede no bairro Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul da cidade.

“A participação da Seind foi importante no sentido de fazer a intermediação entre a polícia e o indígena, o que reforça a relação de transversalidade que o órgão mantém com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM)”, destacou o secretário executivo de Gestão e Planejamento da Seind, José Mário Mura, em referência ao trabalho que é desenvolvido pelas duas instituições dentro da câmara técnica “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
Parte dos produtos que foram recuperados

Benefícios
As peças artesanais geram benefícios diretos a cinco famílias tikuna de Bom Caminho e, apesar dos desfalques, 334 itens foram entregues e encaminhados para exposição na Galeria Amazônica, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus.



          MATERIAL RECUPERADO
Material/Artesanato
Quantidade
Tambores artesanais
         116
Maracá
87
Máscaras artesanais diversas
48
Máscaras
31
Chocalhos artesanais
18
Minimáscaras
16
Bonecos pequenos de tuturi
14
Rede de tucum
01
Cesto artesanal grande
01
Máscara quebrada de mologo
01
Máscara de onça grande
01
Total
        334
Fonte: Seind/Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário